Lacan e a sofística: Mais, ainda ainda Helena

Autores

  • Barbara Cassin
  • Janaína Silveira Mafra Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Barbara Cassin, Lacan

Resumo

“Lacan et la sophistique: Encore encore Héléne” é uma seção de seu aclamado livro L’effet sofistique, publicado na França em 1995. Nela, Cassin estabelece uma relação estreita entre Lacan e a sofística, traçando um paralelo entre o Seminário Encore (1972-1973) e a conferência do segundo Congresso de Roma (1-11-1974), de Lacan, e a obra dos ditos sofistas, em particular o Tratado do não-ser ou sobre a natureza e o Elogio de Helena, de Górgias de Leontinos, os quatro considerados por ela como sendo um outro do discurso filosófico. Sua tese central é que “da sofística à psicanálise, a semelhança exterior não é senão muito impressionante. Lacan, assim como a sofística, articula a atividade da linguagem em dois tempos: um tempo crítico, em relação à filosofia, e um tempo positivo, onde se esclarecem algumas fórmulas-chave (...).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Cassin

Barbara Cassin é uma filóloga e filósofa francesa, eleita pela “Académie française” em 2018. Ela recebeu o Grande Prêmio de Filosofia da “Académie française” e é diretora de pesquisa emérita do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) em Paris. Ela também é diretora de programa no “International College of Philosophy” e de seu Conselho Científico. Ela foi diretora do “Collège international de philosophie”, estabelecido por Jacques Derrida. Em 2006, ela sucedeu Jonathan Barnes na direção do principal centro de excelência em filosofia antiga, o Centre Leon-Robin, na Sorbonne. Nos últimos anos tem ministrado seminários e escrito livros em parceria com Alain Badiou.

Janaína Silveira Mafra, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada, Mestra e Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui Formação Complementar em Letras clássicas (Grego e Latim)

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

CASSIN, B.; MAFRA, J. S. Lacan e a sofística: Mais, ainda ainda Helena. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 102–111, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/18308. Acesso em: 27 abr. 2024.