Materiales poiéticos para una crítica de arte descolonial desde latinoamérica

Autores

  • Christian Soazo Ahumada Universidad de Chile

Resumo

O presente trabalho reflete sobre os poderes descolonizadores da categoria da poiesis, com o propósito de oferecer um horizonte de compreensão, situado desde os espaços de vivências socioculturais deste continente, até a crítica de arte em seu sentido mais genérico, embora considerando teorizações conceituais principalmente das artes visuais. A partir da descolonização posta em ação (desobrando) em torno da dimensão alterológica da produção poiética, ou seja, a transmutação do não-ser em ser, de "ausência/presente" em presença plena no mundo contemporâneo configurado desde o espetáculo de todas as relações sociais capitalistas-modernas/colonialistas/patriarcais, as distinções entre arte (poietike episteme ou techne), arte moderna e arte contemporânea são abordadas nas seções seguintes para examinar sus diversos horizontes históricos de produção, seus recursos composicionais artísticos e seus imaginários ou construção de mundos/subjetividades estéticas no cenário atual da cartografia global do poder.

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Biografia do Autor

Christian Soazo Ahumada, Universidad de Chile

Doctor en Latinoamericanística, Universidad de Freiburg Alemania. Investigador asociado a CIELA (Centro de investigaciones en estéticas latinoamericanas, Facultad de Artes, U. de Chile) y C.I.T.E.S (Centro de Investigación Transdiciplinaria en Esteticas del Sur). Miembro de AFyL Chile y de Red Internacional de Cátedras, Instituciones y Personalidades sobre el Estudio de la Deuda Pública (RICDP). Docente e investigador en pensamiento crítico descolonial, pensamiento latinoamericano, estéticas latinoamericanas, descoloniales y de la liberación. Ha dictado cursos, seminarios, conferencias y publicado artículos académicos y capítulos de libros en diferentes países tanto de América Latina como de Europa. Actualmente trabaja en diversos proyectos editoriales sobre los regímenes de producción y de composición sensibles, tanto materiales como simbólicos, existentes en la poiética moderno/colonial, o sea, en el patrón compositivo, categorial-técnico, de la matriz colonial de poder del sistema civilizatorio moderno-occidental. 

Publicado

2022-12-30

Como Citar

AHUMADA, C. S. Materiales poiéticos para una crítica de arte descolonial desde latinoamérica. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 194–217, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/15686. Acesso em: 21 dez. 2024.