Centelhas e incêndios: imagens da hýbris em Sólon e Heráclito

  • Martim Reyes C. Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Embora tenham sido historicamente associados a diferentes tradições, Sólon e Heráclito viveram em períodos relativamente próximos e suas obras apresentam pontos de contato significativos. Neste artigo, proponho explorar algumas dessas ressonâncias a partir de duas imagens, uma presente no fragmento 13W de Sólon e a outra no fragmento B 43 de Heráclito, nas quais a hýbris é associada a um incêndio. A partir dos tratamentos dados à noção de hýbris, é possível também observar outros pontos significativos nas obras desses autores, como a abordagem da precariedade da cognição humana e a exortação por uma postura reflexiva, que em ambos se relacionam também com a esfera do pensamento político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martim Reyes C. Silva , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Letras (na área de literaturas clássicas e medievais) pela UFMG e bacharel em Filosofia pela UFBA. Desde a graduação, pesquiso especificamente Heráclito de Éfeso, dedicando-me também a outros autores da Grécia arcaica, assim como à relação entre aspectos filosóficos e poéticos nesses autores.

Publicado
2022-07-27
Métricas
  • Visualizações do Artigo 67
  • pdf downloads: 43
Como Citar
SILVA , M. R. C. Centelhas e incêndios: imagens da hýbris em Sólon e Heráclito . Anãnsi: Revista de Filosofia, v. 3, n. 1, p. 106-121, 27 jul. 2022.