Questões filosóficas: a ética na formação do professor

  • Vilma Dias da Costa Universidade Federal do Acre
  • Maria Irinilda da Silva Bezerra Universidade Federal do Acre
  • Ademárcia Lopes de Oliveira Costa Universidade Federal do Acre

Resumo

O ser humano passa por um processo de desenvolvimento, que o acompanha ao longo de toda a sua vida. E como parte deste desenvolvimento vai adquirindo valores em seus processos de interações sociais. O artigo em tela discorre sobre a ética na formação do professor, entendendo-a como parte de um processo que contribui para o desempenho exitoso do trabalho docente junto aos alunos. Este artigo objetiva analisar a importância da ética na formação dos professores. Trata-se de uma abordagem qualitativa, com o uso da pesquisa bibliográfica. Como aporte teórico, utilizou-se autores como Tadêus; Cunha, Vasquez, Ricci, Santos, entre outros. Os resultados revelaram que os professores têm papel essencial no desenvolvimento da sociedade, pois ensinam alunos da educação básica e preparam profissionais das mais diversas áreas, por isso precisaram da ética para o bom desempenho das suas funções docentes. Conclui-se que a ética, na sociedade atual, é de grande relevância, tanto na formação dos professores, quanto na prática docente, quando estes preparam os alunos para o exercício da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Dias da Costa, Universidade Federal do Acre

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Federal do Acre. Professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Acre.

Maria Irinilda da Silva Bezerra, Universidade Federal do Acre

Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre/Campus Floresta. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens e do Curso de Pedagogia, do Centro de Educação e Letras. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq: Investigação Docente e Diversidades (GRIDD/UFAC).

Ademárcia Lopes de Oliveira Costa, Universidade Federal do Acre

Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Gestão, Trabalho e Formação Docente – GEPPEACG.

Publicado
2021-12-31
Métricas
  • Visualizações do Artigo 43
  • pdf downloads: 46
Como Citar
COSTA, V. D. DA; BEZERRA, M. I. DA S.; COSTA, A. L. DE O. Questões filosóficas: a ética na formação do professor. Anãnsi: Revista de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 123-133, 31 dez. 2021.