As interfaces entre filosofia e educação a partir de Adorno

  • José Alessandro Cândido da Silva Universidade Federal do Acre

Resumo

O presente trabalho tem como temática “A educação em Adorno: formação ou semiformação?”. Adorno é um dos grandes expoentes da Escola de Frankfurt, que embora não tenha um tratado sobre a educação, trouxe grandes contribuições em suas obras para essa temática. No diálogo com esse teórico queremos discutir a formação para o esclarecimento pregada pelos iluministas, sobretudo Kant. No entanto, a formação que se instalava não serviu para tornar a sociedade melhor, pelo contrário, levou o homem para um caminho de competição e barbárie, onde a formação humana se tornou produto de mera meritocracia. Essa pesquisa é de cunho bibliográfico e para discutir as ideias apresentadas usamos como aporte teórico os seguintes autores: Horkheimer, Mass, Brandão, Bourdieu e Freire. Esses autores buscaram desvendar quais os entraves existentes na escola e na cultura que impedem a formação humana de cumprir o papel de levar o homem a tomar decisões por si mesmo sem a tutela de outrem. Algumas teorias sociológicas afirmam que, em uma sociedade de classe, as instituições escolares atuam como instrumentos para a manutenção de uma sociedade mais alienada, dependente, indo contra o processo de esclarecimento e autonomia do sujeito. Mas a educação é um instrumento capaz de retirar o homem da semiformação na qual ele se encontra, garantindo-lhe a condição de sujeito autônomo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Alessandro Cândido da Silva, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Varzeagrandense. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre. Graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília. Professor do curso de Licenciatura Indígena, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Acre - Campus Floresta.

Publicado
2022-01-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 25
  • pdf downloads: 33
Como Citar
SILVA, J. A. C. DA. As interfaces entre filosofia e educação a partir de Adorno. Anãnsi: Revista de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 31-39, 5 jan. 2022.