A relação entre o positivismo e a tendência tecnicista

  • Pedro Benassi Santos Universidade de Brasília

Resumo

O presente artigo foi escrito como uma introdução ao assunto de minha monografia de conclusão de curso. Neste trabalho, tenho como tema que conduz minhas investigações a tendência tecnicista da educação e o positivismo, objetivando responder às seguintes perguntas: todo positivismo leva a educação tecnicista? Qual é a tendência tecnicista na educação? E como se dá a relação entre positivismo e educação? 

Para responder a estas perguntas que tenho como objetivo, foi feito um recorte da discussão usando comentadores como Lins e Torres, autores originais como Nísia Floresta e Paim e, por fim, uma análise do periódico ITA - Humanidades nas seções “Temas em debate” e “Questões sobre educação”, contextualizando os autores em seus períodos históricos e montando a linha temporal que teria levado ao neopositivismo e a tendência tecnicista que usa esta filosofia como base. 

Para introduzir esta discussão usarei as definições de Saviani e Libâneo sobre tendências educacionais, definindo a educação tecnicista e permitindo uma entrada no debate sobre positivismo e educação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Benassi Santos, Universidade de Brasília

Graduando em Filosofia pela Universidade de Brasília.

Publicado
2022-07-27
Métricas
  • Visualizações do Artigo 62
  • pdf downloads: 67
Como Citar
BENASSI SANTOS, P. A relação entre o positivismo e a tendência tecnicista. Anãnsi: Revista de Filosofia, v. 3, n. 1, p. 193-206, 27 jul. 2022.