A imagem de mundo a partir da concepção de sujeito e da ciência moderna

Autores

  • Flávio de Oliveira Silva Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este ensaio apresenta uma reflexão sobre as bases de sustentação da imagem de mundo. Nesta pretensão, discorre sobre aspectos estruturantes das concepções modernas de ser humano e verdade, e caracteriza o domínio da ciência como o fio condutor em torno do qual reside a estruturação da representação de mundo, ainda quando ela, a ciência, não é requisitada ou mesmo é rejeitada.  O texto A época da imagem de mundo, do filosofo alemão Martin Heidegger, serviu de aporte principal para essas reflexões.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio de Oliveira Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Filosofia pelo Programa Integrado das Universidades Federais da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, com estágio doutoral na Università degli Studi di Padova (Itália). Tem experiência na área de História da Filosofia, Metafísica, Filosofia da Matemática, Lógica e Ensino de Filosofia.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SILVA, F. de O. A imagem de mundo a partir da concepção de sujeito e da ciência moderna. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 195–207, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/12544. Acesso em: 28 fev. 2024.