Protágoras e a doxografia platônica sobre o mais eminente sofista

  • Osvaldo Cunha Neto Instituto Federal de Rondônia
  • André Luis La Salvia Universidade Federal do ABC

Resumo

Alguns diálogos de Platão podem ser entendidos, no confronto com outras fontes secundárias, como doxografias de personalidades históricas contemporâneas de Sócrates e de outros pensadores dos séculos V e IV a.C. É o caso do sofista Protágoras, retratado, no diálogo homônimo, com elementos históricos comuns às informações presentes em Diógenes Laércio, por exemplo. O presente artigo é introduzido com a conceitualização de doxografia aplicada à obra de Platão para, em seguida, debruçar sobre a análise do diálogo dedicado ao sofista em confronto com Sócrates. A conclusão apresenta o resultado desta logomaquia e, assim, o quanto Platão seria uma fonte doxográfica fidedigna ou não para registrar, historicamente e intelectualmente, o rastro do mais eminente e enciclopédico dos sofistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osvaldo Cunha Neto, Instituto Federal de Rondônia

Professor Efetivo de Filosofia do Instituto Federal de Rondônia. Atuou como professor bolsista na Universidade Estadual do Amazonas em 2018 e foi professor substituto do Instituto Federal de São Paulo no ano de 2017. É doutor em Linguística pela Unicamp (2016, subárea de Estudos Clássicos), realizou Doutorado sanduíche na Universidade de Ottawa (entre 2013 e 2014), é mestre em Linguística pela Unicamp (na subárea de Estudos Clássicos, dissertação defendida em 2012) e graduou-se em Filosofia pela Unesp (Licenciatura, em 2001). Obteve, alternadamente, bolsa de estudo da CAPES e do CNPQ durante todo o período que realizou Pós-Graduação no Brasil e exterior. Tem experiência docente em nível médio e superior nas áreas de Língua Grega, Estudos Clássicos, Filosofia e Educação.

André Luis La Salvia , Universidade Federal do ABC

Professor de filosofia da UFABC. Fez graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela UNICAMP. Trabalha principalmente com ensino de filosofia, articulando cinema e filosofia, e com a filosofia de Gilles Deleuze e Felix Guattari.

Publicado
2022-07-27
Métricas
  • Visualizações do Artigo 41
  • pdf downloads: 44
Como Citar
CUNHA NETO, O.; LA SALVIA , A. L. Protágoras e a doxografia platônica sobre o mais eminente sofista. Anãnsi: Revista de Filosofia, v. 3, n. 1, p. 122-142, 27 jul. 2022.