A educação como permanência e possibilidade de superação do eterno feminino em Simone de Beauvoir

  • Rafaela Pimenta Faculdade São Bento da Bahia
Palavras-chave: Educação, Eterno Feminino, Liberdade, Mulher, Simone de Beauvoir

Resumo

O objetivo deste trabalho é entender, a partir da obra O Segundo Sexo da filósofa Simone de Beauvoir, a educação tanto como instrumento de permanência ou uma possibilidade de superação do eterno feminino. Por tanto, é necessário se fazer compreender o conceito chave elaborado por Simone de Beauvoir: o eterno feminino, bem como uma definição geral da educação na obra e o modo como a educação contribui pra manter a mulher em uma situação de distanciamento ou pode aproximá-la de sua autonomia e liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Pimenta, Faculdade São Bento da Bahia

Graduada em Filosofia pela Faculdade São Bento da Bahia

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida, vol.2; tradução Sérgio Milliet. – 3ed. – Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2016.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos, vol.1; tradução Sérgio Milliet. 3ed. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2016.

FEMINÍAS, María Luisa. A crítica de Judith Butler a Simone de Beauvoir. Sapere Aude, v.3. Belo Horizonte, 2012. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/ index.php/SapereAude/issue/view/241>. Acesso em: 08 jan. 2019.

GUTIÉRREZ, Rachael. O Feminismo é um humanismo. Rio de Janeiro: Edições Antares; São Paulo: Nobel, 1985.

REYNOLDS, Jack. Existencialismo. Tradução: Caesar Souza. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

RIBEIRO, Djamila. Feminismo negro para um novo marco civilizatório: uma perspectiva brasileira. In: SUR: revista internacional de direitos humanos, Edição: 24. São Paulo, 2016. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2019.

ROSA, Graziela Rinaldi da. MACHADO, Rita de Cássia Fraga. Simone de Beauvoir: uma filosofa feminista. In: Filósofas: a presença das mulheres na filosofia. São Paulo: Editora fi, 2016.

VIANA, Marcia Regina. Demissão ou assunção da existência: uma questão moral em Simone de Beauvoir. 2007. Dissertação de Doutorado – Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2007.

Publicado
2021-06-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 126
  • pdf downloads: 183
Como Citar
PIMENTA, R. A educação como permanência e possibilidade de superação do eterno feminino em Simone de Beauvoir . Anãnsi: Revista de Filosofia, v. 2, n. 1, p. 54-63, 1 jun. 2021.
Seção
Dossiê Filósofas e Filosofias da Mulheridade