A ETNOMETODOLOGIA COMO TEORIA NA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE HEGEMONIZAÇÃO E HOMOGENEIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCATIVO NA PRIMEIRA REPÚBLICA EM ANGOLA

Auteurs-es

  • Dinis Kebanguilako ISCED Luanda/Angola.

Résumé

 

O objetivo deste artigo é apresentar a etnometodologia como inspiração teórica maior da etnopesquisa na compreensão dos processos de hegemonização e homogeneização da educação em Angola. Procurando explicações e compreensões de como foi organizado o sistema educativo em Angola, bem como a implementação de políticas públicas para a construção de uma sociedade socialista, uma tese de doutorado foi feita para estudar o assunto, tendo como método a Etnopesquisa; e como teoria, a Etnometodologia. Assente numa pesquisa bibliográfica, com base nos estudos de Roberto Macedo, pretende-se apresentar a evolução histórica da Etnometodologia, a sua metodologia: Etnopesquisa; e o uso do método etnográfico na compreensão da ordem social, através das ações cotidianas e nas ciências da educação.

 

 

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Biographie de l'auteur-e

Dinis Kebanguilako, ISCED Luanda/Angola.

Doutor em Educação pela UFBA. Professor do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED - Luanda), coordenador do Mestrado em Ensino de História de África e de Angola (ISCED Luanda). 

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Publié-e

2024-12-31