TRANSFORMAÇÕES CURRICULARES E O ESPAÇO DAS CULTURAS LOCAIS NA ESCOLA MOÇAMBICANA: SERÁ O CURRÍCULO LOCAL UM ESPAÇO PARA PROMOÇÃO DAS CULTURAS LOCAIS?
Résumé
O artigo discute o espaço das culturas locais na escola, no contexto das transformações curriculares havidas na Educação moçambicana desde antes da colonização, questionando se o currículo local, inserido na terceira transformação curricular, é artefato promotor das culturas locais. Em uma pesquisa bibliográfica, notou-se que a Educação moçambicana foi Monocultural na vigência da Educação tradicional e durante a educação colonial. Nos primeiros anos do pós-independência, a Educação manteve-se monocultural, procurando formar um Homem Novo, com identidade nacional, preterindo os saberes e culturas. Com a reforma de 1992, a Educação foi multicultural, ao promover o respeito entre as culturas. Só na reforma de 2004 insere-se uma inovação: o Currículo Local, que abre espaço para uma educação Intercultural, preocupada com a interação entre as culturas global e locais.
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