TRANSFORMAÇÕES CURRICULARES E O ESPAÇO DAS CULTURAS LOCAIS NA ESCOLA MOÇAMBICANA: SERÁ O CURRÍCULO LOCAL UM ESPAÇO PARA PROMOÇÃO DAS CULTURAS LOCAIS?

Autores/as

  • Alba Paulo Mate Universidade Católica de Moçambique.

Resumen

O artigo discute o espaço das culturas locais na escola, no contexto das transformações curriculares havidas na Educação moçambicana desde antes da colonização, questionando se o currículo local, inserido na terceira transformação curricular, é artefato promotor das culturas locais. Em uma pesquisa bibliográfica, notou-se que a Educação moçambicana foi Monocultural na vigência da Educação tradicional e durante a educação colonial. Nos primeiros anos do pós-independência, a Educação manteve-se monocultural, procurando formar um Homem Novo, com identidade nacional, preterindo os saberes e culturas. Com a reforma de 1992, a Educação foi multicultural, ao promover o respeito entre as culturas. Só na reforma de 2004 insere-se uma inovação: o Currículo Local, que abre espaço para uma educação Intercultural, preocupada com a interação entre as culturas global e locais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alba Paulo Mate, Universidade Católica de Moçambique.

Doutor em Inovação Educativa e Professor Auxiliar na Universidade Católica de Moçambique.

Publicado

2024-12-31