CURRÍCULO LOCAL COMO ESPAÇO DE VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM SALA DE AULA

Auteurs-es

  • Agostinho Rosário Teimoso Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NuPECE), instituição: Escola Secundária Geral de Mandimba – Niassa.
  • Almeida Meque Gomundanhe Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências da Universidade Rovuma-Niassa.
  • Adriano António Laina Universidade Rovuma-Extensão de Niassa.

Résumé

O presente estudo visa compreender como as experiências dos alunos são integradas na construção de conhecimentos em sala de aulas. Especificamente, pretendemos: a) explicar as experiências locais dos alunos; b) descrever o impacto do currículo local na construção de conhecimentos do aluno em sala de aulas; c) descrever os conteúdos abordados em sala de aulas, baseadas nas experiências do alunos. Para isso, optou-se por um estudo qualitativo balizado pela de técnica de entrevista para o recolhimento de dados de 5 professores de duas Escolas Básicas do distrito de Mandimba. Os resultados revelam que os professores não têm valorizado os conhecimentos localmente definidos na construção de conhecimento em salas de aula. Por isso, é fundamental que sejam intensificadas ações de formação e capacitação dos professores em matéria do currículo local.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Agostinho Rosário Teimoso, Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NuPECE), instituição: Escola Secundária Geral de Mandimba – Niassa.

Mestre em Avaliação Educacional pelo Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências da Universidade Rovuma – Niassa, membro e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NuPECE), instituição: Escola Secundária Geral de Mandimba – Niassa.

Almeida Meque Gomundanhe, Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências da Universidade Rovuma-Niassa.

Doutor em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique. Docente do Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências da Universidade Rovuma-Niassa, membro e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NuPECE).

Adriano António Laina, Universidade Rovuma-Extensão de Niassa.

Mestrando em Avaliação Educacional na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa. Licenciado em Administração e Gestão Educacional pela na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Contextualização no Ensino (NuPECE).

Téléchargements

Publié-e

2024-12-31