PARCERIAS EFICAZES PARA UM DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO LOCAL PÓS-CONFLITO: O CASO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS MIGRAÇÕES “OIM” EM MOÇAMBIQUE (2019-2021)
Résumé
As dinâmicas socioeconômicas, influenciadas pelas políticas governamentais, abrem espaço para as ONGDs e parceiros de cooperação participarem no desenvolvimento econômico moçambicano, proporcionando mais bem-estar aos cidadãos. Este artigo analisa o papel dos cooperadores no desenvolvimento econômico local, ao validar as intervenções que concorrem para o mesmo. Trata-se de estudo qualitativo e quantitativo à luz de pesquisa bibliográfica e documental, somado à aplicação de entrevistas estruturadas. Os resultados indicam que a programação ativa das ONGs, e particular a OIM em Cabo Delgado, é visivel pelas intervenções nas áreas de gestão de fronteiras e fortalecimento por via de construção de infraestruturas e outros mecanismos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores após a publicação na Revista África(s).
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.