ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO PARA ENSINAR O SIGNIFICADO DA INDEPENDÊNCIA ÀS NOVAS GERAÇÕES EM MOÇAMBIQUE

UMA ABORDAGEM BASEADA EM POLÍTICAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS DE GESTÃO EM ESCOLAS PARA O SÉCULO XXI

Auteurs-es

  • Alberto Bive Domingos Universidade Licungo - Moçambique

Résumé

O artigo traz a história de Moçambique como instrumento de escolarização e transformação da sociedade, em seu movimento histórico e sincrónico. Destaca o significado político e educacional da independência nas questões da identidade nacional e da formação humana voltada ao patriotismo, para influenciar o sistema de identidade da juventude moderna, que valorize o saber e o saber-fazer, instrumentos catalisadores de formação. Porém, a atividade folclórica, associada à tecnologia deve se adotar na educação como política pública, traduzindo-se nas formas de gestão pedagógica, pois a independência é patrimônio cultural.

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Biographie de l'auteur-e

Alberto Bive Domingos, Universidade Licungo - Moçambique

Doutor em Educação, Políticas Públicas, Administração e Gestão da Educação, Mestre em Administração escolar e Graduado em Psicologia e Pedagogia – Docente, Universidade Licungo.

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Publié-e

2022-09-26