PROGRAMA DO ENSINO SECUNDÁRIO A DISTÂNCIA (PESD): UM OLHAR SOBRE OS CENTROS DE APOIO E APRENDIZAGEM (CAA)

Autores

  • Alfredo Augusto Mafuiateia Universidade Save-Extensão de Massinga – Inhambane.

Resumo

O presente artigo faz análise do Programa do Ensino Secundário a Distância (PESD), refletindo sobre a situação real de equipamentos e recursos dos Centros de Apoio e Aprendizagem, face ao manual de implementação do PESD. Quanto à natureza, a pesquisa é qualitativa, e para a concretização dos objetivos privilegiou-se a utilização da revisão bibliográfica e trabalho de campo como método de procedimento. Também recorreu-se a entrevista estruturada e observação direta como instrumentos e técnicas de recolhimento de dados, respectivamente. Os resultados evidenciaram inexistência de infra-estruturas nas escolas, para o funcionamento do CAA; e de recursos materiais, didáticos e humanos nos Centros de Apoio e Aprendizagem pesquisados. Sugere-se, no final deste trabalho, a realização de pesquisas com foco em avaliação da eficiência do PESD, a criação e disponibilização de recursos necessárias para a implantação do CAA e capacitações continuadas de tutores e gestores.

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Biografia do Autor

Alfredo Augusto Mafuiateia, Universidade Save-Extensão de Massinga – Inhambane.

Mestre em Educação/Currículo na Universidade Save-Extensão de Massinga, Licenciado em ensino de Biologia com Habilitações em Gestão de Laboratórios pela Universidade Save-Extensão de Massinga – Inhambane.

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Publicado

2024-12-31