MISSÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E AÇÕES DE EMANCIPAÇÃO LOCAL: UMA INOVAÇÃO NA IGREJA PRESBITERIANA DE MOÇAMBIQUE

Autores

  • Fernando Rafael Chongo Universidade Púnguè, Moçambique.
  • Bento Sitoe Universidade de Leiden, Holanda

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar em que medida a proposta de estabelecimento de missões de educação integral que estimulem ações de emancipação local constitui uma inovação apreciável ao nível dos obreiros da Igreja Presbiteriana de Moçambique. Em termos metodológicos, esta é uma pesquisa qualitativa cuja recolha de dados foi baseada nas técnicas de análise documental e entrevista de grupos. O estudo conclui que o estabelecimento de missões de educação integral que estimulem ações de emancipação local constitui uma inovação significativamente apreciável ao nível dos obreiros, pelo que é vista como um fator imprescindível de intervenção social da Igreja Presbiteriana de Moçambique.

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Biografia do Autor

Fernando Rafael Chongo, Universidade Púnguè, Moçambique.

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil; Doutorado em Inovação Educativa (Ciências de Educação) pela Universidade Católica de Moçambique; Professor Auxiliar na Universidade Púnguè; Pastor e Presidente da Comissão de Evangelização e Missões, na Igreja Presbiteriana de Moçambique

Bento Sitoe , Universidade de Leiden, Holanda

Doutorado em Linguística Africana pela Universidade de Leiden, Holanda; Docente jubilado da Universidade Eduardo Mondlane; Pastor da Igreja Presbiteriana de Moçambique

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Publicado

2024-01-18