A CONTRIBUIÇÃO DO COMÉRCIO INFORMAL NAS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS NO MEIO RURAL NA PROVÍNCIA DE INHAMBANE (1990-2014)

Autores

  • Victor Simões Henrique Universidade Save-Sede.

Resumo

Neste artigo são descritas as principais transformações sociais e econômicas no meio rural de alguns distritos da província de Inhambane, nomeadamente, Homoine, e Massinga, originadas pela prática do comércio informal de mulheres para a África do Sul. Na sua descrição são apresentados aspectos como a motivação para a prática desta atividade, os principais factores que influenciam a sua prática, a contribuição da atividade para as transformações econômicas e sociais, no meio rural das áreas estudadas e, sobretudo a mudança do padrão das relações entre os dois países que historicamente foram marcadas pelas contratações para as minas de ouro desde os finais do sec. XIX. Para o seu desenvolvimento recorreu-se a métodos como observação direta e história de vida.

 

PALAVRAS-CHAVE: Comércio Informal; Migrações; Transformações Sociais; Transformações Econômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Simões Henrique, Universidade Save-Sede.

Docente de História de África na Universidade Save-Sede. Mestre em Ciências Políticas e Estudos Africanos pela Universidade Pedagógica de Maputo, e Doutorando em História Moderna e Contemporânea de África pela Universidade Pedagógica de Maputo.

Downloads

Publicado

2021-11-24