Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Plurais – Revista Multidisciplinar é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec), do Departamento de Educação - Campus I, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem como principal objetivo divulgar a produção científica da Área da Educação, por meio de textos inéditos que submetidos por pesquisadores de instituições de ensino superior, vinculadas a Programas de Pós-graduação stricto sensu nacionais e internacionais.

A Plurais – Revista Multidisciplinar foi criada em 2010 e se tornou uma publicação do Programa Gestec/UNEB, em 2016, regularizando o seu fluxo editorial e tornando-se uma publicação relevante para a área, nos anos em que se seguiram. Neste período, implementou ações para adequar o seu formato e as suas normas às diretrizes emanadas dos fóruns de periódicos da Área de Educação, com associação e vinculação a diferentes bases de dados e diretórios de periódicos nacionais e internacionais. Neste ano de 2022, com o propósito de avançar nesse processo de melhoria de qualidade e divulgação da publicação, a Plurais redefine a sua política  editorial, quanto ao tipo de textos a serem recebidos e quanto à periodicidade. A partir de 2022, a revista torna-se de fluxo contínuo, com novos textos científicos, disponibilizados à medida em que forem aprovados e editados.

A Plurais também avança na adoção da política de boas práticas de divulgação científica, com a publicação de textos inéditos, resultantes de pesquisas científicas. Adota o processo de avaliação no sistema de avaliação duplo-cego e conta com a colaboração de pareceristas ad hoc, vinculados a instituições nacionais e internacionais de ensino superior, cadastrados na revista, cuja seleção se dá em virtude das suas qualificações e expertises de pesquisa.

A Plurais – Revista Multidisciplinar tem as suas expensas suportadas pelo orçamento da Universidade do Estado da Bahia, mormente aportes do Programa Interno de Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos da UNEB – PROEP PÓS e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec), por esse motivo, é uma publicação científica de acesso aberto aos leitores e não cobra dos autores taxas de processamento ou de submissão de textos.

A Revista utiliza a permissão CC Atribuição 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0), que permite acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Plurais – Revista Multidisciplinar encontra-se hoje organizada em três seções:

  1. Artigos (organizados ou não em dossiês): Reúne manuscritos inéditos que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na Área da Educação. Os dossiês reúnem um conjunto de artigos que abordam uma temática específica, concebida a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos(as) editores(as).
  2. Ensaios: Traz textos sobre temas emergentes e relevantes na Área de Educação.
  3. Espaço aberto: Acolhe Relatos de Experiências pedagógica, Resenhas, Entrevistas, dentre outros manuscritos vinculados à Área de Educação.