O processo de formação de conceitos na perspectiva vigotskiana

Autores

  • Cristiane Xavier Fonseca-janes Universidade estadual Paulista Julio Mesquita Filho - UNESP
  • Elieuza Aparecida Lima Universidade estadual Paulista Julio Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Palavras-chave:

Vigotski. Epistemologia. Formação de conceitos. Ontogênese

Resumo

Em seus trabalhos sobre o conhecimento humano, Vigotski revela a segunda natureza humana, aquela de cunho histórico-cultural, decorrente de aprendizagens que cada pessoa realiza no decurso de sua vida, por meio da mediação do outro e de condições concretas de vida e de educação. Nesse processo eminentemente social,a criança penetra na vida intelectual da geração adulta e se apropria de capacidades especificamente humanas. Isso significa que, para se trabalhar no plano abstrato,são necessárias formulações de conceitos, entendidos como um ato complexo,dinâmico e interfuncional, construídos por meio da atuação e inserção do indivíduo na cultura, mediado pelas relações com as outras pessoas. Nesse meio, o indivíduorecebe conhecimentos por meio de aprendizados formais e não-formais promotores de subsídios para construção dos conceitos científicos e cotidianos. Para realizar seus estudos sobre o processo de formação de conceitos, Vigotski utilizou um método experimental pautado nos pressupostos filosóficos da teoria marxista do funcionamento dos processos mentais, porque percebia estes processos como em constante mudança e movimento. Assim, o método denominado “Instrumental Cultural e Histórico”diferenciava-se dos estudos experimentais convencionais centrados no desempenho da tarefa em si. O método utilizado por Vigotski preocupava-se com o processo de formação de conceitos e não apenas com recortes estáticos dos processos cognitivos.Depreendemos, em nosso estudo, a constituição da natureza social do homem a partir de processos de apropriação e objetivação de conhecimentos, que torna individuais as conquistas historicamente construídas pela humanidade, dentre as quais tipos sofisticados de pensamento, o que requer discutir a formação de conceitos.

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Biografia do Autor

Cristiane Xavier Fonseca-janes, Universidade estadual Paulista Julio Mesquita Filho - UNESP

Pesquisadora e pós-doutoranda pelo Grupo de Pesquisa: Diferença, Desvio e Estigma. Doutora em Educação. Mestre emFilosofia. Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília

Elieuza Aparecida Lima, Universidade estadual Paulista Julio Mesquita Filho - UNESP

Docente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências,da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus de Marília. Doutora em Educação. Mestre emEducação. Pedagoga pela Unesp. Membro dos grupos de Pesquisa “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural”;“GP FORME – Formação do Educador”e “Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil”

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Publicado

2013-06-24

Como Citar

FONSECA-JANES, C. X.; LIMA, E. A. O processo de formação de conceitos na perspectiva vigotskiana. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/342. Acesso em: 18 abr. 2024.