A escola e os sete saberes: reflexões para avanços inovadores no processo educativo

Ricardo antunes Sá, Sonia Marchioratto Carneiro, Araci Asinelli Luz

Resumo


Este artigo objetiva trazer contribuições aos educadores quanto aos processos de ensinoe de aprendizagem na escola, com base no pensamento complexo de Edgar Morin econsiderando as discussões da Conferência Internacional Os Sete Saberes Necessáriospara a Educação do Presente, realizada em setembro de 2010, em Fortaleza (CE). Édesenvolvida uma análise compreensiva e dialógica sobre os princípios necessáriospara se efetivar uma educação que possibilite aos educandos refletir e intervir nomundo presente e futuro, sob um outro olhar epistêmico para enfrentar os desafios dopensar e do conhecer hoje necessários, na busca de um novo modo de ser.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTÔNIO, Severino. Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento: diálogos com Prigogine, Morin e outras vozes. São Paulo: Paulus, 2009.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: UNESCO/UECE/UCB, 2010. Disponível em:

uece. br/setesaberes/ anais/pdfs/ site/projeto_ conferencia.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP, 2004.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

LIRA, A. et al. Ensinar a compreensão: um dos saberes indispensáveis à educação do presente face às violências.

In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO

PRESENTE, 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010. p. 1-7. Disponível em:

setesaberes/anais/trabalhos_autor.html>. Acesso em: 01 mar. 2012.

MARTINAZZO, C. J. A construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar. In: CONFERÊNCIA

INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010,

Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010a. p. 1-6. Disponível em:

trabalhos_autor.html>. Acesso em: 01 mar. 2012.

______. Identidade humana: unidade e diversidade enquanto desafios para uma educação planetária. In: CONFERÊNCIA

INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010b. p. 1-7. Disponível em:

anais/trabalhos_autor.html>. Acesso em: 01 mar. 2012.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez, 2003.

______. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

______. Meus filósofos. Tradução de Edgard Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2013.

PETRAGLIA, Izabel. Complexidade e auto-ética. Eccos Revista Científica, UNINOVE, São Paulo, v. 2, n. 1, p.9-17, 2000.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido.

Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 71-83, jan./abr. 2008.

VIEIRA, A. et al. Apurando as lentes e evitando miopias no contexto escolar. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010a, p. 1-8. Disponível em:

html>. Acesso em: 01 mar. 2012.

______. Os sete saberes e o espaço escolar: contribuições para a aprendizagem e a formação do sujeito. . In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE,2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010b, p. 1-7. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2358-0194

 Classificação Qualis CAPES:

 Educação - A2

  Indexadores:

       

      

   

      

 

  Localização dos Acessos:


 

 Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0