MENSAGEM: um “mais além” de Fernando Pessoa

Autores

  • Letícia Pereira de Andrade Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v8i2.966

Palavras-chave:

Mensagem, Mito, História, Remitologização

Resumo

Resumo: Fernando Pessoa dizia ser criador de mitos. Neste artigo, verificamos que em Mensagem o poeta propõe a remitologização de mitos lusitanos, numa hipótese que há convergências entre mitos da humanidade, do Ocidente ao Oriente. E esse projeto poético apontaria para um “Mais Além” (PESSOA, 1993, p. 91), ou seja, teria o objetivo de passar uma “mens-ag-em”, uma “re-velação” não só para Portugal, mas para a Humanidade Inteira.

Palavras-chaves: Mensagem, Mito, História, Remitologização

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Pereira de Andrade, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Latim e estudos diacrônicos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2015-01-04

Como Citar

ANDRADE, L. P. de. MENSAGEM: um “mais além” de Fernando Pessoa. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 97–115, 2015. DOI: 10.35499/tl.v8i2.966. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/966. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE