Mário de Andrade educador

Autores

  • Valdemar Valente Junior Professor Assistente da Universidade Castelo Branco e da Faculdade Paraíso.

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v8i2.936

Palavras-chave:

Educação, Folclore, Música Popular, Cultura.

Resumo

Este texto busca desenvolver a análise acerca da atuação de Mário de Andrade como folclorista e escritor. Desse modo, destaca-se seu papel formador de novas gerações de intelectuais brasileiros e de especialista em projetos culturais de relevância. Sua atividade de professor do Conservatório Dramático e Musical. Suas viagens de pesquisa etnográfica ao Norte e ao Nordeste do Brasil. Seu trabalho como diretor do Departamento de Cultura de São Paulo. A partir de sua destacada participação na Semana Moderna, assume posição como o primeiro intelectual deste grupo a entender o Brasil a partir das raízes mais profundas da cultura de seu povo. Disso resulta a necessidade de reconhecer o país em sua pluralidade cultural, destacando aspectos negativos da música marcada por elementos de espontaneidade que contrariam o crescente interesse da indústria cultural como agente comercial dessa manifestação. Sua contribuição serve como base à consolidação de elementos de formação do que passou a representar o conceito de nacionalismo popular na cultura brasileira.

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Biografia do Autor

Valdemar Valente Junior, Professor Assistente da Universidade Castelo Branco e da Faculdade Paraíso.

Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Pós-Doutorado em Literatura Brasileira pel UERJ. Autor de Dispersa sequência: ensaios de Literatura Brasileira. Palestrante e autor de ensaios e resenhas sobre literatura e cultura brasileira.

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Publicado

2015-01-04

Como Citar

JUNIOR, V. V. Mário de Andrade educador. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 49–63, 2015. DOI: 10.35499/tl.v8i2.936. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/936. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE