As cartas privadas de John Wesley: uma abordagem da cena genérica e das produções do espaço associado de um autor como embreantes paratópicos

  • Manuel Veronez Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Palavras-chave: Cartas privadas de autores consagrados, Cena genérica, Espaço associado de um autor, Embreagem paratópica, Discurso religioso.

Resumo

Ao mobilizar o quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, sobretudo os trabalhos engendrados por Dominique Maingueneau, em especial o seu livro Discurso Literário (2012), consegui, em minha tese de doutorado, sustentar duas hipóteses: i) as cartas privadas de autores consagrados do campo literário funcionam enquanto um gênero do discurso (uma cena genérica) e não como um hipergênero; e ii) estas cartas privadas funcionam também como um embreante paratópico. A partir desses resultados alcançados, propus, enquanto projeto de pesquisa pós-doutoral, consolidar as cartas privadas de autores consagrados (enquanto uma cena genérica) dos discursos constituintes como um quarto embreante paratópico possível, incluindo-as ao grupo dos embreantes paratópicos proposto por Dominique Maingueneau: o ethos, a cenografia e o posicionamento na interlíngua. Desse modo, a hipótese central do meu projeto de Pós-doutorado é de que as cartas privadas de autores consagrados (enquanto uma cena genérica e uma produção do espaço associado desses autores) dos discursos constituintes (o literário, o filosófico, o científico e o religioso) funcionam como um embreante paratópico. Nesta perspectiva, apresento, neste artigo, uma das análises propostas e realizadas em meu projeto pós-doutoral, em que analiso as cartas privadas de John Wesley, um autor consagrado do campo religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Veronez, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Doutor em Estudos Linguísticos (bolsa CAPES) pela Universidade Federal de Uberlândia, com período sanduíche (bolsa CAPES/PDSE) na Université Paris-Sorbonne (Paris IV) sob a co-orientação do Prof. Dr. Dominique Maingueneau. Pós-doutorando em Linguística (bolsista CAPES/PNPD) na Universidade Federal de Uberlândia.
Publicado
2020-07-15
Métricas
  • Visualizações do Artigo 100
  • PDF downloads: 145
Seção
ARTIGOS