Entre dizeres e pensares de Freire e Bakhtin: uma análise da constituição dialógica do dizer do aluno na produção textual

Palavras-chave: elações dialógicas, Produção de textos, Ensino Médio.

Resumo

 Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o acontecimento da aula de língua portuguesa, focalizando como a mediação do professor e as vivências dialógicas propiciam um evento de interlocução professor-aluno autêntico e efetivo no espaço da aula de produção textual e colaboram com a constituição do ser/sujeito produtor de texto. O trabalho assume um diálogo teórico com orientações das teorias educacionais de Freire e contribuições da filosofia da linguagem de Bakhtin. O trabalho se ancora também em reflexões de estudiosos que abordam a produção de textos em aulas de língua portuguesa. O exercício de análise, de natureza interpretativa, compreende o exame de relações de interação entre professor e aluno durante uma atividade de produção de textos em aulas de língua portuguesa do ensino médio. A análise realizada aponta que a postura interativa, dialógica e afetiva da professora durante o processo de escrita e nas fases que antecederam esse processo contribui para o progresso do aluno em relação ao domínio do gênero discursivo solicitado. A análise aponta ainda que, quando há interação entre professor-aluno, o processo de ensino e aprendizagem tende a ser mais produtivo e as relações dialógicas podem influenciar significativamente na constituição do ser sujeito/produtor de textos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseilda Alves de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Campus Avançado de Pau dos Ferros(CAPF)
Joseilda Alves de Oliveira é doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em
Letras (PPGL) e mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Campus de Pau dos Ferros/RN.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2017) e graduação em Letras -
Português - Inglês - Faculdades Integradas de Patos (2006). Professora da Educação Pública Básica e professora temporária da modalidade EAD no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Concentra interesse pelos estudos na Área de Letras e Pedagogia, dedicando-se, especialmente, aos estudos que versam sobre: gêneros do discurso,produção textual na educação básica,  ensino de língua portuguesa, dialogismo, metodologias e práticas pedagógica em sala de aula de educação básica e avaliação. E-mail: joshitalo@gmail.com

Nara Karolina de Oliveira Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2019). Mestranda em Letras, pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL). Participa do grupo de estudos bakhtinianos, pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de texto (GPET). Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (CNPq) da UERN, no projeto de pesquisa "A construção da autoria na escrita de artigos científicos" (2016-2017). Participou de um segundo projeto "Discursos sobre a escrita cientifica em práticas comunicativas da internet" (2017-2018), vindo a ser premiado como o melhor trabalho da área de Linguística, Letras e Artes, no XIV Salão de Iniciação Científica da UERN. Hoje participa de um terceiro projeto "Discursos sobre a escrita científica em práticas comunicativas da internet: uma análise de vídeos do Youtube" (2018-2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, interessando-se por temáticas como autoria, escrita científica, letramento, produtividade, dialogismo, Círculo de Bakhtin, novas tecnologias e mídias digitais.
José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado Acadêmico, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL), Mestrado Acadêmico e doutorado. Dentre as atividades acadêmico-administrativas, destaca-se a atuação como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Gestão 02/2018-02/2020 e 02/2020-atual. Foi o idealizador e é o atual editor-chefe da revista Diálogo das Letras. É membro do Conselho editorial das Edições UERN. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, leitura e escrita, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, plágio, escrita e comunicação científica.
Publicado
2020-07-15
Métricas
  • Visualizações do Artigo 252
  • PDF downloads: 199
Seção
ARTIGOS