Sambando no miudinho: a estética performativa das mulheres do Recôncavo Baiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i2.7768

Resumo

Este trabalho analisa as configurações cênicas do samba de roda no Recôncavo Baiano, a partir das vozes e das performances das mulheres sambadeiras. Para perseguir tais objetivos, o estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa, tendo como suporte os princípios da Etnocenologia. A análise das estéticas performativas do samba de roda do Recôncavo Baiano levou a compreensão de que elas não se resumem ao gesto, à dança ou à música. Elas são todo um complexo de percepção de si mesmo(a) e da(o) outra(o), onde o movimento, ludicidade, musicalidade e criatividade são conjugados juntos com a ambiência e relações de sociabilidade. O estudo rítmico do sapatear de algumas sambadeiras, com posterior transcrição para notação musical, apontou para a inexistência de um padrão único do passo conhecido como miudinho que difere de acordo com o estilo praticado pela comunidade de samba e com as percepções individuais das praticantes. A pesquisa ressalta ainda a importância e protagonismo das mulheres do samba de roda na organização dos eventos e na configuração dos seus procedimentos cênicos essenciais.

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Publicado

2019-12-26

Como Citar

QUEIROZ, C. M. A. de. Sambando no miudinho: a estética performativa das mulheres do Recôncavo Baiano. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 5–23, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i2.7768. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/7768. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO