Candomblé e Internet: ejó, conflito e publicização do privado em mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v13i2.7767Palavras-chave:
candomblé, mídias digitais, fofoca, redes sociaisResumo
O artigo tece considerações acerca do ingresso do candomblé no mundo das mídias digitais e seus desdobramentos para a reconfiguração do campo religioso afro-brasileiro, ao considerar os impactos da digitalização do sagrado e a transformação de religiões edificadas pela oralidade em religiões hipertextuais. Toma como ponto de partida o compartilhamento no WhatsApp e nas redes sociais de conflitos internos envolvendo notáveis lideranças religiosas de três tradicionais terreiros de candomblé da Bahia. Reconhece a importância do ejó (fofoca), nesse caso, digital, para dar visibilidade a questões antes restritas ao universo religioso afro-brasileiro off-line, assim como seu significativo papel tanto como provocadora, assim como mediara de tensões.Downloads
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Publicado
2019-12-26
Como Citar
FREITAS, R. O. de. Candomblé e Internet: ejó, conflito e publicização do privado em mídias digitais. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 158–172, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i2.7767. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/7767. Acesso em: 23 dez. 2024.
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ARTIGOS
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