O império do divino: uma proposta de glossário dos personagens que compõem a Festa do Divino Espírito Santo em Marabá – PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i3.7739

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa sobre a Festa do Divino Espirito Santo, na cidade de Marabá, Estado do Pará. Tem como objetivo elaborar um glossário com termos que nomeiam os personagens que constituem as festividades realizadas nos bairros: Santa Rosa e Santa Rita. Identificamos e registramos itens lexicais que caracterizam as figuras que conduzem todo o ritual. Os estudos sobre o léxico, de uma atividade cultural que ocorre em comunidades que falam a mesma língua e ocupam espaços diferentes indicaram a influência de fatores de natureza sociocultural e histórica. Nessa perspectiva, inserimos a Socioterminologia, uma disciplina que desenvolve métodos de análise para os termos e para a descrição dos eventos da língua considerando as características de variação no contexto social, histórico e linguístico, em que ocorrem as manifestações da fala e da escrita, como defende Enilde Faulstich. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

SILVA, G. P. da; SOARES, E. P. M. O império do divino: uma proposta de glossário dos personagens que compõem a Festa do Divino Espírito Santo em Marabá – PA. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 282–297, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i3.7739. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/7739. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS