O uno e o múltiplo nos discursos barrocos do Padre Antônio Vieira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v14i1.7483

Palavras-chave:

Pe. Antônio Vieira, Discursos, Bakhtin

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o caráter uno e múltiplo nos discursos do Padre Antônio Vieira no Sermão da Primeira Dominga da Quaresma, proferido no Maranhão no século XVII. Os sermões de Vieira são conhecidos pela retórica barroca, mas acima de tudo, pela riqueza, excentricidade e diversidade de sujeitos que ele consegue representar nas construções de seus discursos. Metodologicamente, analisaremos neste artigo apenas um sermão do Padre Antônio Vieira, escrito no Maranhão do século XVII, dada a extensão da obra do grande orador sacro da língua portuguesa, que escreveu mais de duzentos sermões ao longo de sua vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/Campus de São Bernardo. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). 

Daciléia Lima Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), da Universidade Federal do Maranhão

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

BRUSSIO, J. C.; FERREIRA, D. L. O uno e o múltiplo nos discursos barrocos do Padre Antônio Vieira. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 36–58, 2020. DOI: 10.35499/tl.v14i1.7483. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/7483. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS