O lugar do a(u)tor na contemporaneidade: Revisitando e revendo conceitos

Autores

  • Manuela Cunha IFBA - Instituto Federal da Bahia UFBA - Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v8i2.706

Palavras-chave:

Autor, contemporaneidade, narração, performance autoral, diluição da autoria

Resumo

A narrativa contemporânea enlaça, cada vez mais, ficção e autobiografia, com textos em primeira pessoa que tensionam a barreira, antes fixa, entre o fato e o mito.  Produções coletivas, escrita do ghost writer, espetacularização do autor para além do texto são reverberações do contexto contemporâneo de produção literária e biográfica. Nesse sentido, este artigo aborda a instabilidade das figurações do autor no contexto atual, dando destaque à escrita autobiográfica, através do diálogo entre teóricos renomados, como Foucault e Barthes, e estudos contemporâneos, como os de Contreras e Ludmer. O autor sempre existiu, mas sua função e sua imagem são variáveis. A partir das novas relações com o texto e com o leitor, especialmente pelo desenvolvimento tecnológico e seus ecos nas relações sociais, o autor passa a viver entre a expropriação e a diluição da autoria, transitando espaços diversos ao longo do tempo e hoje sua imagem cambia entre a pessoa e a performance; entre o literário e o biográfico; entre o construção texto e a (re)construção de si.

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Biografia do Autor

Manuela Cunha, IFBA - Instituto Federal da Bahia UFBA - Universidade Federal da Bahia

Docente do Instituto Federal da Bahia

Doutoranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia

Mestra em Estudo de Linguagems pela Universidade do Estado da Bahia

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Publicado

2015-01-04

Como Citar

CUNHA, M. O lugar do a(u)tor na contemporaneidade: Revisitando e revendo conceitos. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 3–15, 2015. DOI: 10.35499/tl.v8i2.706. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/706. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE