Palavra e desejo de mulher notas sobre lírica e erotismo em Graça Nascimento
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v13i2.7034Palavras-chave:
Poesia de Autoria Feminina, Erotismo, Sexualidade FemininaResumo
O artigo tece reflexões sobre a relação mulher, escrita, erotismo e sexualidade na poesia brasileira a partir da análise da obra de Graça Nascimento, poetisa pernambucana que, nascida na cidade de Canhotinho, vive na penumbra da cena literária nacional, apesar de seu intenso ativismo cultural. O objetivo é pensar como se constrói o discurso erótico na lírica dessa poetisa e evidenciar como tal discurso confere à obra dela uma dicção que, embora com traços próprios, mantém-se em diálogo com o discurso erótico erigido por outras poetisas já consagradas na lírica brasileira que ousaram falar de desejo, sexo, sexualidade a partir de uma perspectiva centrada no feminino. Na consecução de tal objetivo, as reflexões, ao longo do trabalho, respaldam-se nos estudos de Bataille (1987), Hegel (2004), Paz (1994), Soares (1991). Espera-se contribuir para os estudos acerca da produção literária de autoria feminina, em especial para aqueles que procuram refletir sobre como a palavra literária tem servido de esteio para que mulheres possam falar de corpo, desejo e sexualidade, apesar dos interditos sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Como Citar
DA SILVA, M. M. Palavra e desejo de mulher notas sobre lírica e erotismo em Graça Nascimento. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 58–74, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i2.7034. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/7034. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.