Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i1.6014

Palavras-chave:

Censura, homossexualidade, literatura, protagonista gay.

Resumo

Buscamos visibilizar experiências de sujeitos dissidentes da sexualidade normativa e desejos interditados por discursos autoritários, valorizando temas e discussões que sempre ficaram às margens do cânone literário. O texto dramático analisado – Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá , de Fernando Mello (1974), insere-se no contexto repressivo, e policiado pela censura, da ditadura hétero-militar brasileira nos anos 1970-1980.  Para tal proposta, apostamos na noção de “escrita/literatura homoerótica” (SILVA, 2009), na crítica ao objeto literário proposto, correlacionando-a com os conceitos de “espaço biográfico” (ARFUCH, 2010); “biografema” (BARTHES, 1990) e sua releitura no universo da diversidade sexual e de gênero. Durante a análise, constatamos que a censura tentou manipular e orientar o sentido da obra, de acordo com a sua visão: a doutrina pedagógica de segurança nacional; que buscou identificar e combater um “inimigo interno”. Questionando as implicações dos cortes censórios, no texto escolhido, buscamos uma (re)leitura que ressignifique a experiência homoerótica da personagem Renato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Calazans Simões, Programa de pós graduação em Letras: linguagens e representações (PPGLLR); Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Mestrando em Letras no Programa de pós-graduação em Letras: Linguagens e Representações (PPGLLR); Na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Ilhéus-Ba, com ênfase em literatura.

André Luis Mitidieri Pereira, Universidade Estadual de Santa Cruz.

Docente no curso de graduação em Letras, do Departamento de Letras e Artes (DLA), e no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações (PPGLLR), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Downloads

Publicado

2019-06-19

Como Citar

SIMÕES, T. C.; PEREIRA, A. L. M. Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 4–22, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i1.6014. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6014. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO