Comunhão do masculino e feminino em contos de Mia Couto

Autores

  • Francisca Kellyane Cunha Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Tércia Costa Valverde Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i1.5766

Palavras-chave:

Mia Couto, Feminino, Masculino, União.

Resumo

No presente estudo, buscamos investigar como ocorre a dissolução das dicotomias de gênero e a convergência de características masculinas e femininas, em personagens de três contos de Mia Couto. A partir dos mitos e símbolos moçambicanos e universais, o autor apresenta personagens que unem masculinidade e feminilidade, capazes de tocar o leitor ocidental por seu caráter humanístico. Masculino e feminino se completam e fazem parte da psique de todo indivíduo, entretanto, as diversas mitologias criaram símbolos que se contrastam e se opõem. A linguagem, as narrativas e os textos não descrevem coisas aleatórias, mas instituem as ideias e inventam as identidades. Sendo assim, o que acontece em Moçambique, a subalternização, marginalização e o silenciamento, principalmente do feminino, representam os reflexos de uma História, que carrega um discurso cultural. O corpus é composto pelos seguintes contos: Mulher de mim (1990), Ezequiela, a humanidade (1990) e Joãotónio, no enquanto (2012). Para o embasamento teórico, utilizamos a teoria dos arquétipos de Carl Jung (2008) e textos de Gaston Bachelard (1996). Sobre a escrita de Mia Couto, o arcabouço teórico de Fernanda Cavacas (2015), Maria Nazareth Fonseca (2008), Rita Chaves (2013) e Ana Mafalda Leite (2013). 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Kellyane Cunha Pereira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência em Letras, com ênfase em Letras Espanhol. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual de Feira de Santana. 

Tércia Costa Valverde, Universidade Estadual de Feira de Santana

15.764 RESULTADOS PARA "TÉRCIA COSTA VALVERDE"Seja alertado para atualizações sobre "tércia costa valverde"
MONITORAR "TÉRCIA COSTA VALVERDE"Possui graduação em Licenciatura Em Letras Com Inglês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestrado Em Literatura E Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006) e Doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (2010). Atualmente é professora Adjunto B da Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS, no Departamento de Letras e Artes- DLA. 

Downloads

Publicado

2019-06-19

Como Citar

PEREIRA, F. K. C.; VALVERDE, T. C. Comunhão do masculino e feminino em contos de Mia Couto. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 23–40, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i1.5766. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5766. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO