A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização

Autores

  • Débora Tatiane Costa Rosa
  • Taíse Simioni

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i2.5402

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa-ação baseada em uma proposta de intervenção que buscou a reflexão sobre a língua oral e escrita e a discussão sobre a variação linguística envolvendo alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Fundamenta a proposta apresentada uma discussão sobre o letramento e a alfabetização (SOARES, 1998), sobre os multiletramentos (DIAS, 2012; ROJO, 2012; TEIXEIRA; LITRON, 2012), sobre a variação linguística e, mais especificamente, a monitoração estilística (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005). Participaram da pesquisa-ação, além da professora-pesquisadora, 20 alunos do 1º ano do ciclo de alfabetização do ensino fundamental de uma escola pública de Bagé-RS. A proposta de intervenção foi organizada em módulos ao longo dos quais foram realizadas variadas atividades envolvendo a reflexão sobre a variação linguística. A culminância da proposta de intervenção foi o lançamento de um documentário produzido pelos alunos. O resultado da proposta de alfabetização baseada na reflexão sobre a língua oral e escrita permitiu que as crianças construíssem seu processo de escrita e leitura de forma significativa e crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

ROSA, D. T. C.; SIMIONI, T. A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 92–102, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i2.5402. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5402. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS