Uma proposta para classificação das inferências: Teorias revistas
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v12i2.5184Palavras-chave:
Inferências, Leitura, Espaços mentaisResumo
Desde a década de 1950 os estudos sobre o aprendizado da leitura vêm mudando consideravelmente, ora focando na tradução de signos em sons, ora destacando seu caráter cognitivo e sociocultural. Especificamente sobre os fatores cognitivos, destaca-se que a Psicolinguística aportou grandes contribuições para o entendimento da tarefa leitora e vários são os autores que se dedicam a elucidar o funcionamento da mente no entendimento de textos, tais como Fauconnier (1994;2002), Trabasso e Magliano (1996); León (2003); Cassany (2006); León e Escudero (2007) e Escudero (2010). Esses estudiosos têm em comum a visão das inferências como centro da compreensão leitora e elemento imprescindível na depreensão de significados, portanto busca-se neste trabalho oferecer uma revisão teórica sobre conceitos chave para compreender o que são as inferências, como os tipos de memórias envolvidos na leitura, os espaços mentais, o conceito de frames e os tipos de inferências que se pode elaborar ao longo de uma leitura. Elabora-se, igualmente, uma representação esquemática e um fluxograma para explicitar, de maneira didática, as teorias visitadas no trabalho. Por fim, pode-se verificar como as inferências estão no núcleo dos processos de construção que realiza o leitor para alcançar uma leitura bem-sucedida.Downloads
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Publicado
2018-12-18
Como Citar
DE ABREU SILVA, G. E. Uma proposta para classificação das inferências: Teorias revistas. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 42–56, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i2.5184. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5184. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
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