Concepções de linguagem subjacentes ao trabalho pedagógico do ensino da produção de texto: um olhar histórico
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v12i1.4995Palavras-chave:
Concepções de linguagem, Produção de texto, Ensino.Resumo
Por muitas décadas, o trabalho pedagógico do ensino da escrita esteve ancorado na normatização, bem como na imitação de arquiteturas e formatos textuais. Ou seja, o ensino da escrita concedeu primazia aos componentes gramaticais ou à reprodução de elementos linguísticos provenientes da organização estrutural das sequencias tipológicas. Na acepção das pesquisas sociointeracionistas e discursivas da linguagem, a escrita assume a posição de processo cognitivo efetivado mediante a mobilização de um amplo contingente de saberes, bem como de estratégias sociocognitivas (KOCH & ELIAS, 2009). Com essa perspectiva, o trabalho pedagógico do ensino da produção de texto tem passado por um amplo processo de moldagem, objetivando formar produtores de texto competentes e proficientes, a partir da apropriação das características sociocomunicativas dos gêneros do discurso. Nas discussões acadêmicas nacionais no campo da Linguística Aplicada e da Linguística Textual, em uma perspectiva histórica, o trabalho pedagógico do ensino da produção escrita esteve ancorado em concepções de linguagem. Isso instigou a potencialização de distintas práticas pedagógicas. Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do reflexo das concepções de linguagem sobre o trabalho pedagógico do ensino da produção de texto, categorizando os principais enfoques e tratamentos dados ao ensino dessa habilidade linguística.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-19
Como Citar
SILVA, S. P. da. Concepções de linguagem subjacentes ao trabalho pedagógico do ensino da produção de texto: um olhar histórico. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 130–145, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i1.4995. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4995. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.