Investimento na Materialidade do Conteúdo Digital de Blogueiros e Youtubers: Perspectivas Para a Literatura Brasileira Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v12i1.4455Resumo
Em meados dos anos 1990, maneiras distintas de relacionamento foram constituídas a partir da disseminação das novas tecnologias e dos diversos recursos disponibilizados pela Internet e pelos aparatos eletrônicos. Cita-se, ainda nesta seara, a construção coletiva e democrática de território virtual expressivo e vasto. Este artigo tem como objetivo suscitar reflexões acerca da atual tendência, proveniente do meio editorial, em realizar investimentos na publicação de livros impressos de autoria de produtores de conteúdo digital, entre eles blogueiros e youtubers em sua maioria jovens entre quinze e vinte e cinco anos, embasando-se em mapeamento previamente elaborado para o presente estudo. Ressalta-se que, quase sempre, os conteúdos de suas obras podem ser facilmente acessados na grande rede. Frente a esta constatação, este movimento nos parece uma verdadeira contradição, uma vez que o que se espera é o crescente processo de digitalização do papel, isto se nos basearmos na história cultural do livro e na crescente difusão das tecnologias, a partir o advento da Internet. Diante deste cenário, faz-se pertinente refletir sobre a produção literária por blogueiros e youtubers, ademais, o significativo interesse das grandes editoras em investir em tais publicações. Pretende-se apontar, ainda, perspectivas para a Literatura Brasileira Contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.