Investimento na Materialidade do Conteúdo Digital de Blogueiros e Youtubers: Perspectivas Para a Literatura Brasileira Contemporânea

Resumo

Em meados dos anos 1990, maneiras distintas de relacionamento foram constituídas a partir da disseminação das novas tecnologias e dos diversos recursos disponibilizados pela Internet e pelos aparatos eletrônicos. Cita-se, ainda nesta seara, a construção coletiva e democrática de território virtual expressivo e vasto. Este artigo tem como objetivo suscitar reflexões acerca da atual tendência, proveniente do meio editorial, em realizar investimentos na publicação de livros impressos de autoria de produtores de conteúdo digital, entre eles blogueiros e youtubers em sua maioria jovens entre quinze e vinte e cinco anos, embasando-se em mapeamento previamente elaborado para o presente estudo. Ressalta-se que, quase sempre, os conteúdos de suas obras podem ser facilmente acessados na grande rede. Frente a esta constatação, este movimento nos parece uma verdadeira contradição, uma vez que o que se espera é o crescente processo de digitalização do papel, isto se nos basearmos na história cultural do livro e na crescente difusão das tecnologias, a partir o advento da Internet. Diante deste cenário, faz-se pertinente refletir sobre a produção literária por blogueiros e youtubers, ademais, o significativo interesse das grandes editoras em investir em tais publicações. Pretende-se apontar, ainda, perspectivas para a Literatura Brasileira Contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Gervason Defilippo, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Professora do Programa de Mestrado em Letras (Literatura Brasileira) do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
Jennifer da Silva Gramiani Celeste, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
Mestranda em Letras (Literatura Brasileira) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Especializanda em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Metodista Granbery. Especialista em Psicopedagogia (Clínica e Institucional) pela Faculdade Metodista Granbery (2017). Bacharela e Licenciada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2016). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015).
Camile Carvalho Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mestranda em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Comunicação em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá (2015). Bacharelanda em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2007).
Publicado
2018-07-19
Métricas
  • Visualizações do Artigo 411
  • PDF downloads: 533
Seção
ARTIGOS