Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v0i6.366Palavras-chave:
Identidade linguístico-cultural, Ensino-aprendizagem de LE, Pós-modernidade.Resumo
A questão da identidade tem despertado o interesse de pesquisadores no campo aplicado dos estudos da linguagem, e, assim, tem sido bastante estudada nos últimos anos. Apesar de focos diferentes, os estudiosos afirmam que as identidades estão sempre em transformação, sendo constantemente (re)definidas. Devido à grande variedade de pesquisas sobre o assunto e à transdisciplinaridade presente nos estudos sobre o tema, o termo vem sendo utilizado em diversas perspectivas, de modo que analisar como as questões de identidade são estudadas e relacionar as teorias de diferentes campos pode favorecer o melhor entendimento do conceito, o que pode auxiliar novas pesquisas sobre o tema. No presente artigo, o objetivo concentra-se em apresentar os conceitos de identidade relevantes para estudos em LA, estabelecer relações teóricas entre identidade, pós-modernidade e ensino-aprendizagem de língua estrangeira, além de discutir os aspectos culturais presentes na aprendizagem de línguas. Considerando que a hibridização e a fluidez são aspectos presentes na pós-modernidade e essenciais para compreendê-la, parece-nos fundamental considerar identidade sob uma perspectiva transdisciplinar. É preciso considerar a pluralidade de referências como algo positivo e entender que a fluidez é de extrema relevância na construção de conhecimento.
Palavras-chave: Identidade linguístico-cultural; Ensino-aprendizagem de LE; Pós-modernidade.
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