Pelo “Sertão da Ressaca”: contribuições para a compreensão da sócio-história do Português Popular do Brasil

Autores

  • Jorge Augusto Alves da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Valéria Viana Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v0i6.361

Palavras-chave:

Português Popular, Concordância Verbal, Sócio-história, Sertão da Ressaca,

Resumo

O artigo discute a história social e linguística do “Sertão da Ressaca”, destacando o município de Vitória da Conquista. A partir dos agentes constituintes da história social, os pesquisadores discutem os papeis dos índios, dos negros africanos e dos afrodescendentes na formação da variedade da língua portuguesa considerada como popular. A concordância verbal na terceira pessoa do plural é tomada como elemento linguístico que se aplica a verificar aspectos da variação linguística e as tendências de mudanças observadas no corpus analisado. Os pesquisadores assumem que existe uma tendência à aquisição da regra de concordância. Fatores como a saliência fônica, a natureza semântica do SN sujeito e a concordância no SN sujeito são condicionantes da aplicação da regra de concordância verbal.

 

Palavras-chave: Português Popular; Concordância Verbal; Sócio - história; “Sertão da Ressaca”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Augusto Alves da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia; Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Programa de Pós-Graduação em Linguística.  

Valéria Viana Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Programa de Pós-Graduação em Linguística. 

Downloads

Publicado

2013-07-26

Como Citar

DA SILVA, J. A. A.; SOUSA, V. V. Pelo “Sertão da Ressaca”: contribuições para a compreensão da sócio-história do Português Popular do Brasil. Tabuleiro de Letras, [S. l.], n. 6, p. 5–21, 2013. DOI: 10.35499/tl.v0i6.361. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/361. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE