“Bela, recatada e do lar”: Um olhar sobre a questão de gênero e seus desdobramentos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v11i1.3394

Palavras-chave:

Análise dialógica do discurso, Gênero, Impeachment, Revista Veja.

Resumo

O objetivo geral deste artigo é discutir a questão de gênero por meio da matéria de Juliana Linhares Bela, Recatada e do “Lar”, encontrado em uma seção intitulada Como será, publicada em 18 de abril de 2016 pela Revista Veja. Ainda que o corpus central de análise seja a matéria de Juliana Linhares, também nos propomos a analisar as relações dialógicas que podem ser estabelecidas por meio desta matéria, explorando alguns de seus desdobramentos. A análise estará embasada pelas discussões elaboradas por Bernice E. Lott sobre a questão de gênero em seu ensaio intitulado Gender, parte da obra Multiculturalism and diversity: A social psychological perspective e pela Análise Dialógica do Discurso (ADD), que possibilita uma leitura dialógica, centrada nos conceitos desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo, dos textos verbo-visuais selecionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Tateishi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Bruno Tateishi possui graduação em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e doutorado em andamento em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Atualmente, é membro do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem, identidade e memória, liderado pela Profa. Dra. Beth Brait. É bolsista de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, PROSUP).

Downloads

Publicado

2018-04-08

Como Citar

TATEISHI, B. “Bela, recatada e do lar”: Um olhar sobre a questão de gênero e seus desdobramentos. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 19–37, 2018. DOI: 10.35499/tl.v11i1.3394. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/3394. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EXPEDIENTE