PROFESSOR, QUANTO MAIS CEDO É MELHOR? O PAPEL DIFERENCIAL DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

  • Ricardo Santos David Uniatlantico - Universidad Europea Del Atlántico - Espanha.
Palavras-chave: Ensino, Bilinguismo, Alfabetização, Benefícios.

Resumo

RESUMO: O objetivo deste estudo é mostrar a importância da educação bilíngue no desenvolvimento infantil. A metodologia adotada é uma pesquisa bibliográfica e os resultados da pesquisa evidenciam que a educação bilíngue precoce é favorável ao desenvolvimento cognitivo das crianças. Foi demonstrado o impacto positivo do bilinguismo sobre o funcionamento intelectual em relação ao monolinguismo, desde que o mais cedo possível tenha havido para a criança certa quantidade de exposição bilíngue. O efeito do bilinguismo precoce será maior em bilíngues que começaram cedo ativamente a utilização de mais do que uma língua na vida. Essa hipótese está de acordo com a volumosa literatura que aborda os efeitos de aquisição precoce no campo da linguagem e no desenvolvimento da alfabetização.

Palavras-chave: Ensino; Bilinguismo; Alfabetização; Benefícios.

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Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Uniatlantico - Universidad Europea Del Atlántico - Espanha.
Doutorando em Educação: Formação de Professores pela Uniatlantico - Espanha. Mestrado em Educação pela mesma instituição. Especialista em literatura e linguística. Professor de língua inglesa e língua portuguesa para a educação infantil, ensino fundamental I e II.
Publicado
2017-02-13
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EXPEDIENTE