Outras palavras: as palavras-valises entre revisões e sistematizações

Autores

  • Natival Almeida Simões Neto

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v10i2.2815

Palavras-chave:

Neologismos, Palavras-valises, Morfologia lexical, Português brasileiro

Resumo

Este trabalho, de caráter revisionista, investiga a formação das palavras-valises em língua portuguesa. O corpus analisado é constituído por 100 vocábulos, extraídos dos mais variados textos (tweets, telenovelas, músicas, relatos de blogs, reportagens, entre outros). Alguns exemplos são sapatênis, cantriz, coxibe, zebrasno, forrogode. Objetivam-se, aqui, uma revisão conceitual e uma sistematização dessas formações, a partir de padrões fonológicos, morfossintáticos léxico-semânticos, tudo isso com base em trabalhos anteriores.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natival Almeida Simões Neto

Mestre (2016) na área de Linguística Histórica pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, na Universidade Federal da Bahia. Graduado (2014) em Letras Vernáculas (Licenciatura) por essa mesma instituição. É membro do Grupo de Estudos em Semântica Cognitiva (GESCOG), vinculado ao PROHPOR - Programa Para a História da Língua Portuguesa. Atualmente, é professor substituto no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia, atuando em disciplinas dos setores de Texto e de Língua Portuguesa . Os principais interesses de pesquisa estão nas áreas de Morfologia, Antroponímia, Léxico e Semântica em Perspectiva Histórica e Cognitivista. 

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

SIMÕES NETO, N. A. Outras palavras: as palavras-valises entre revisões e sistematizações. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 46–64, 2017. DOI: 10.35499/tl.v10i2.2815. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/2815. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

EXPEDIENTE