Os usos iniciais das primeiras palavras

Autores

  • Cláudia Tereza Sobrinho da Silva UFBA

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v10i1.2240

Resumo

O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre o processo inicial de aquisição da língua materna, mais especificamente o desenvolvimento lexical inicial. Como as crianças aprendem a extrair sentido de um enunciado, de uma palavra? Como essas primeiras palavras são utilizadas? Por que ocorre, na produção, o fenômeno do uso de palavras de forma presa ao contexto, ou seja, palavras produzidas apenas num contexto muito limitado e em situações muito específicas? Tudo leva a crer que o desenvolvimento lexical inicial seja dirigido pela experiência e guiado por “princípios” individuais. Isso equivale a dizer que as crianças não aprendem a língua da mesma forma e essa diferença não se refere apenas à qual língua elas estão adquirindo ou à velocidade de aquisição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Tereza Sobrinho da Silva, UFBA

Possui doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição de Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem infantil, desenvolvimento lexical inicial e adaptação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo para o português brasileiro.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

SILVA, C. T. S. da. Os usos iniciais das primeiras palavras. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 35–54, 2016. DOI: 10.35499/tl.v10i1.2240. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/2240. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

EXPEDIENTE