GPT e GMT

conversações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21940

Resumo

A ascensão meteórica do ChatGPT3 no início de 2023 suscitou muitas questões sobre o futuro e o presente, e áreas especialmente atravessadas pela aplicação da ferramenta, como a educação e a literatura, não passaram ao largo no debate. Desde a preocupação por parte de educadores com a autonomia dos alunos até a inesgotável querela sobre originalidade na arte, passando por ruídos de comunicação dos mais diferentes tipos, tudo parece apontar para a exigência de uma tomada de posição imediata acerca da ferramenta que mais rapidamente atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos ao redor do globo. Este artigo estabelece um diálogo com pontos de vista surgidos no calor da hora, costurando considerações de escritores de três séculos, Anton Tchekhov, Pablo Neruda e Gonçalo M. Tavares, além de dar voz ao próprio ChatGPT, a fim de propor uma reflexão acerca da arte de perguntar, da poesia e da solidão.

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Biografia do Autor

Felipe da Costa, FFLCH-USP

Tem formação em Letras na FFLCH-USP e Dramaturgia na SP Escola de Teatro. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa, com pesquisa sobre o corpo, sob um viés da performance, na obra Antropofagias, de Herberto Helder. Atualmente cursa o doutorado no mesmo programa, pesquisando o Atlas do Corpo e da Imaginação, de Gonçalo M. Tavares.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

DA COSTA, F. GPT e GMT : conversações. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 34–45, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i2.21940. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/21940. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO