Apresentação do dossiê Produção de Textos na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.20327

Resumo

A produção de textos escritos sempre foi uma importante unidade do ensino de Língua Portuguesa. Com a reconfiguração da arquitetura disciplinar proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientada pela pedagogia das competências, novas nuances foram incorporadas a esse eixo estruturante, dentre as quais: i) A definição dos objetivos educacionais na forma de competências e habilidades; ii) a seleção de um conjunto de práticas sociais de referência como critério para a seleção de gêneros, em substituição aos domínios discursivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e; a determinação de um conjunto de habilidades para cada ano escolar, estabelecendo uma progressão das aprendizagens para toda a educação básica. Esse novo quadro desafia a comunidade científica e profissionais envolvidos na prática educativa a desenvolver reflexões e pesquisas que busquem avaliar a (im)pertinência das novas orientações curriculares para o ensino e a aprendizagem da produção de textos escritos, os materiais didáticos delas decorrentes e seus possíveis impactos na formação de professores. Os seis artigos que compõem este dossiê apresentam contribuições relevantes para a compreensão e crítica das novas orientações curriculares oficiais, com foco em aspectos implicados na produção de textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Bispo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Docente na Universidade do Estado da Bahia, Colegiado de Letras Campus II – Alagoinhas. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Letras – UNEB – Campus V. Líder do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores Profissionais – FORPPROF.

 

Valquíria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Letras e Linguística pela UFAL; Graduada em Letras/ Português/Inglês pela PUCRS; especialista em Estudos Avançados em Língua Inglesa pela PUCRS; Mestra em Letras pela PUCRS; Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem - GEEL (Diretório Nacional CNPq). Atualmente é professora Plena da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Departamento de Educação - Campus I e no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) do DCH - Campus I.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Downloads

Publicado

2024-06-09

Como Citar

BISPO, M.; BORBA, V. C. M. Apresentação do dossiê Produção de Textos na BNCC. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 9–10, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.20327. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/20327. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO