Apresentação do dossiê Produção de Textos na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.20327

Resumo

A produção de textos escritos sempre foi uma importante unidade do ensino de Língua Portuguesa. Com a reconfiguração da arquitetura disciplinar proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientada pela pedagogia das competências, novas nuances foram incorporadas a esse eixo estruturante, dentre as quais: i) A definição dos objetivos educacionais na forma de competências e habilidades; ii) a seleção de um conjunto de práticas sociais de referência como critério para a seleção de gêneros, em substituição aos domínios discursivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e; a determinação de um conjunto de habilidades para cada ano escolar, estabelecendo uma progressão das aprendizagens para toda a educação básica. Esse novo quadro desafia a comunidade científica e profissionais envolvidos na prática educativa a desenvolver reflexões e pesquisas que busquem avaliar a (im)pertinência das novas orientações curriculares para o ensino e a aprendizagem da produção de textos escritos, os materiais didáticos delas decorrentes e seus possíveis impactos na formação de professores. Os seis artigos que compõem este dossiê apresentam contribuições relevantes para a compreensão e crítica das novas orientações curriculares oficiais, com foco em aspectos implicados na produção de textos.

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Biografia do Autor

Marcos Bispo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Docente na Universidade do Estado da Bahia, Colegiado de Letras Campus II – Alagoinhas. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Letras – UNEB – Campus V. Líder do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores Profissionais – FORPPROF.

 

Valquíria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Letras e Linguística pela UFAL; Graduada em Letras/ Português/Inglês pela PUCRS; especialista em Estudos Avançados em Língua Inglesa pela PUCRS; Mestra em Letras pela PUCRS; Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem - GEEL (Diretório Nacional CNPq). Atualmente é professora Plena da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Departamento de Educação - Campus I e no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) do DCH - Campus I.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

BISPO, M.; BORBA, V. C. M. Apresentação do dossiê Produção de Textos na BNCC. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 9–10, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.20327. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/20327. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO