O ensino de produção de textos dissertativos-argumentativos:

obras audiovisuais como recursos à argumentação

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Resumo

Sabe-se que o ensino de produção de textos dissertativo-argumentativos é um dos pontos fundamentais no Ensino Médio. Isso porque, na maioria dos exames de vestibular, é necessário realizar um texto desse gênero. Embora muitos estudantes até consigam realizar uma exposição sobre um tema, abarcando parte do que se exige nesse gênero textual, revelam pouca habilidade para produzir argumentos fundamentados e bem desenvolvidos. Dessa forma, entende-se que isso pode ser reflexo de uma falha na própria forma como o ensino de produção textual dissertativa-argumentativa tem sido trazido à escola, dando-se enfoque em aspectos de sua estrutura ou no isolado ensino de regras gramaticais, relacionado ao “bem escrever”. Pensando em outra perspectiva, trabalhou-se no projeto Cineclube Vitascope: o cinema como recurso à sensibilização de debates e à produção de textos dissertativo-argumentativos por alunos do Ensino Médio com a ênfase no aspecto argumentativo. Nessa proposta, exibiam-se materiais audiovisuais que abordassem questões relacionadas aos Temas Contemporâneos Transversais e se suscitava a reflexão dos estudantes em debates e em textos dissertativo-argumentativos. Como resultados do projeto, percebeu-se um progressivo aperfeiçoamento no quesito da argumentação dos estudantes, que passaram a trazer opiniões não mais baseadas no senso comum, mas fundamentadas nos materiais audiovisuais assistidos.

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Biografia do Autor

Maria Gabriella Flores Severo Fonseca, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Realiza estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e professora de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM).

Referências

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MARCUSCHI, L. A produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 296p.

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

FONSECA, M. G. F. S. O ensino de produção de textos dissertativos-argumentativos:: obras audiovisuais como recursos à argumentação . Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 44–59, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/20088. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO