O ensino de produção de textos dissertativos-argumentativos:
obras audiovisuais como recursos à argumentação
Resumo
Sabe-se que o ensino de produção de textos dissertativo-argumentativos é um dos pontos fundamentais no Ensino Médio. Isso porque, na maioria dos exames de vestibular, é necessário realizar um texto desse gênero. Embora muitos estudantes até consigam realizar uma exposição sobre um tema, abarcando parte do que se exige nesse gênero textual, revelam pouca habilidade para produzir argumentos fundamentados e bem desenvolvidos. Dessa forma, entende-se que isso pode ser reflexo de uma falha na própria forma como o ensino de produção textual dissertativa-argumentativa tem sido trazido à escola, dando-se enfoque em aspectos de sua estrutura ou no isolado ensino de regras gramaticais, relacionado ao “bem escrever”. Pensando em outra perspectiva, trabalhou-se no projeto Cineclube Vitascope: o cinema como recurso à sensibilização de debates e à produção de textos dissertativo-argumentativos por alunos do Ensino Médio com a ênfase no aspecto argumentativo. Nessa proposta, exibiam-se materiais audiovisuais que abordassem questões relacionadas aos Temas Contemporâneos Transversais e se suscitava a reflexão dos estudantes em debates e em textos dissertativo-argumentativos. Como resultados do projeto, percebeu-se um progressivo aperfeiçoamento no quesito da argumentação dos estudantes, que passaram a trazer opiniões não mais baseadas no senso comum, mas fundamentadas nos materiais audiovisuais assistidos.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução n. 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação (comp.). O que muda no Novo Ensino Médio? [202-]. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio. Acesso em: 11 mar. 2024.
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em Prosa Moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
KOCH, Ingedore Villaça. Argumentação e Linguagem. 10. ed. – São Paulo: Cortez, 2006.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
MARCUSCHI, L. A produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 296p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.