Novos letramentos na BNCC:

ecos de um novo ethos no ensino do gênero discursivo anúncio publicitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19921

Palavras-chave:

BNCC, Novo ethos;, Antirracismo, Publicidade, Salon line

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar um diálogo entre a BNCC e os novos letramentos com vistas à elaboração de uma proposta didática com o gênero discursivo anúncio publicitário. Para tanto, propõe-se uma discussão sobre a representação feminina, no viés da publicidade, investigando como a mulher negra é apresentada em uma campanha publicitária. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos estudos de Amorim, Silva e Perez (2017), Buzato (2014), Carrazcoza (2004) e Lankshear e Knobel (2007), dentre outros. A metodologia adotada assume uma abordagem qualitativa, interpretativista e interventiva, e caracteriza-se como uma pesquisa aplicada. O corpus desta investigação compõe-se de um anúncio publicitário da campanha da marca de cosméticos Salon Line Brasil disponível no YouTube. Os resultados encontrados dão conta de que a marca analisada demonstra preocupação e engajamento social na busca por desconstruir estereótipos condicionados historicamente à representação feminina negra, sendo a mulher negra enaltecida e valorizada a partir de seus traços identitários e marcadores afrodescendentes. O ensino do gênero discursivo anúncio publicitário, considerando a relação entre novos letramentos e BNCC, descortina horizontes para a percepção de um novo ethos, mediante a desconstrução de estereótipos, o protagonismo de mulheres negras e o engajamento crítico em questões simbólicas e socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Polyana Carvalho Nunes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, na área de Linguística. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes-UCAM. Graduada em Letras/ Português pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Possui experiência na área de Letras, desenvolvendo pesquisas com concentração em Linguística. Atuou como professora de Língua Portuguesa na Escola de Ensino Médio Liceu de Tianguá- José Ni Moreira na rede Estadual de ensino do Estado do Ceará., onde coordenou, como PCA - Professor Coordenador de Área - a área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias. Atualmente atua, em regime de dedicação exclusiva - DE, nos cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Do Piauí - IFPI, Campus Avançado de Pio IX, ministrando a disciplina de Língua Portuguesa (Linguística e Literatura). Possui interesse nas áreas da Linguística Textual, Linguística cognitiva, Multimodalidade, leitura e Argumentação. Integra atualmente o Grupo de Pesquisas Proletras, onde desenvolve pesquisas sobre Leitura, Semântica Cognitiva e Multimodalidade, sob a coordenação e orientação da Professora Doutora Maria Angélica Freire de Carvalho.

Naziozênio Antonio Lacerda, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Estudos Linguísticos, área de concentração: Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2012); Mestre em Letras, área de concentração: Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2001); Especialista em Letras-Português (1987) e Graduado em Letras - Licenciatura: Português/Inglês (1985), pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina-PE. Professor associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com atuação na graduação em Letras desde 1992 e como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) começando no 2º semestre de 2019. Tem experiência nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Língua Portuguesa, Ecolinguística, Neurociências e Educação. Atua principalmente em: linguística; linguística aplicada; leitura, produção e reescrita de textos e gêneros textuais digitais; ensino-aprendizagem de língua portuguesa para fins específicos; linguagem, tecnologia e cognição; práticas de linguagem, novos letramentos, multimídia e hipermídia; mediação tecnológica no ensino-aprendizagem de língua portuguesa; língua e meio ambiente; linguagem e neurociência; e neuroeducação. É membro da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP).

Referências

AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; SILVA, Elis Rejane Santana da; PEREZ, Clotilde. A mulher negra na publicidade: entre estereótipos, preconceitos e tendências. In: PRÓ-PESQ PP – ENCONTRO DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 8, 2017, CAC/UFPE. Anais... Recife: Ed. UFPE, 2017. p. 549-564. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002919850.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão preliminar. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Por um enfoque pós-social fundamentado na Teoria Ator-Rede para os novos letramentos e para a inclusão digital. Linguagem & Ensino, Pelotas, UFPel, v. 17, p. 25-60, 2014.

CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. 3. ed. São Paulo: Futura, 1999.

CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário: como são feitos os anúncios que contam histórias. São Paulo: Editora Futura, 2004.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. 3. ed. 7. impres. São Paulo: Ática, 2006.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. New literacies: changing knowledge and classroom research. Buckingham: Open University Press, 2003.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Sampling the new in new literacies. In: KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin (orgs.). A new literacies sampler. Nova York: Peter Lang, 2007.

MALANGA, Eugênio. Publicidade: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1987.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Os novos letramentos digitais como lugares de construção de ativismo político sobre sexualidade e gênero. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 49 (2), p. 393-417, jul. /dez.2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/DSFMVC5c5KtWmTWmmZwdKHb/?lang=pt Acesso em: 16 jan. 2024.

ROSKOWINSKI, Regiane Apolinario; OLIVEIRA, Carlos Alberto de. Ensino do gênero discursivo anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Revista Linguagem em Foco. Fortaleza, UECE, v. 9, n. 1, p. 91-109, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1541. Acesso em: 16 jan. 2024.

SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003. (Repensando a Língua Portuguesa).

YOUTUBE. 2019. Rainhas crespas e cacheadas. 1 vídeo (1:10 min). Publicado pela Salon Line. Disponível em:

Downloads

Publicado

2024-06-09

Como Citar

NUNES, P. C.; LACERDA, N. A. Novos letramentos na BNCC:: ecos de um novo ethos no ensino do gênero discursivo anúncio publicitário. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 60–71, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.19921. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/19921. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO