Novos letramentos na BNCC:

ecos de um novo ethos no ensino do gênero discursivo anúncio publicitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19921

Palavras-chave:

BNCC, Novo ethos;, Antirracismo, Publicidade, Salon line

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar um diálogo entre a BNCC e os novos letramentos com vistas à elaboração de uma proposta didática com o gênero discursivo anúncio publicitário. Para tanto, propõe-se uma discussão sobre a representação feminina, no viés da publicidade, investigando como a mulher negra é apresentada em uma campanha publicitária. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos estudos de Amorim, Silva e Perez (2017), Buzato (2014), Carrazcoza (2004) e Lankshear e Knobel (2007), dentre outros. A metodologia adotada assume uma abordagem qualitativa, interpretativista e interventiva, e caracteriza-se como uma pesquisa aplicada. O corpus desta investigação compõe-se de um anúncio publicitário da campanha da marca de cosméticos Salon Line Brasil disponível no YouTube. Os resultados encontrados dão conta de que a marca analisada demonstra preocupação e engajamento social na busca por desconstruir estereótipos condicionados historicamente à representação feminina negra, sendo a mulher negra enaltecida e valorizada a partir de seus traços identitários e marcadores afrodescendentes. O ensino do gênero discursivo anúncio publicitário, considerando a relação entre novos letramentos e BNCC, descortina horizontes para a percepção de um novo ethos, mediante a desconstrução de estereótipos, o protagonismo de mulheres negras e o engajamento crítico em questões simbólicas e socioculturais.

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Biografia do Autor

Polyana Carvalho Nunes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, na área de Linguística. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes-UCAM. Graduada em Letras/ Português pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Possui experiência na área de Letras, desenvolvendo pesquisas com concentração em Linguística. Atuou como professora de Língua Portuguesa na Escola de Ensino Médio Liceu de Tianguá- José Ni Moreira na rede Estadual de ensino do Estado do Ceará., onde coordenou, como PCA - Professor Coordenador de Área - a área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias. Atualmente atua, em regime de dedicação exclusiva - DE, nos cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Do Piauí - IFPI, Campus Avançado de Pio IX, ministrando a disciplina de Língua Portuguesa (Linguística e Literatura). Possui interesse nas áreas da Linguística Textual, Linguística cognitiva, Multimodalidade, leitura e Argumentação. Integra atualmente o Grupo de Pesquisas Proletras, onde desenvolve pesquisas sobre Leitura, Semântica Cognitiva e Multimodalidade, sob a coordenação e orientação da Professora Doutora Maria Angélica Freire de Carvalho.

Naziozênio Antonio Lacerda, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Estudos Linguísticos, área de concentração: Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2012); Mestre em Letras, área de concentração: Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2001); Especialista em Letras-Português (1987) e Graduado em Letras - Licenciatura: Português/Inglês (1985), pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina-PE. Professor associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com atuação na graduação em Letras desde 1992 e como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) começando no 2º semestre de 2019. Tem experiência nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Língua Portuguesa, Ecolinguística, Neurociências e Educação. Atua principalmente em: linguística; linguística aplicada; leitura, produção e reescrita de textos e gêneros textuais digitais; ensino-aprendizagem de língua portuguesa para fins específicos; linguagem, tecnologia e cognição; práticas de linguagem, novos letramentos, multimídia e hipermídia; mediação tecnológica no ensino-aprendizagem de língua portuguesa; língua e meio ambiente; linguagem e neurociência; e neuroeducação. É membro da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP).

Referências

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

NUNES, P. C.; LACERDA, N. A. Novos letramentos na BNCC:: ecos de um novo ethos no ensino do gênero discursivo anúncio publicitário. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 60–71, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.19921. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/19921. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO