Novos letramentos na BNCC:
ecos de um novo ethos no ensino do gênero discursivo anúncio publicitário
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19921Palavras-chave:
BNCC, Novo ethos;, Antirracismo, Publicidade, Salon lineResumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar um diálogo entre a BNCC e os novos letramentos com vistas à elaboração de uma proposta didática com o gênero discursivo anúncio publicitário. Para tanto, propõe-se uma discussão sobre a representação feminina, no viés da publicidade, investigando como a mulher negra é apresentada em uma campanha publicitária. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos estudos de Amorim, Silva e Perez (2017), Buzato (2014), Carrazcoza (2004) e Lankshear e Knobel (2007), dentre outros. A metodologia adotada assume uma abordagem qualitativa, interpretativista e interventiva, e caracteriza-se como uma pesquisa aplicada. O corpus desta investigação compõe-se de um anúncio publicitário da campanha da marca de cosméticos Salon Line Brasil disponível no YouTube. Os resultados encontrados dão conta de que a marca analisada demonstra preocupação e engajamento social na busca por desconstruir estereótipos condicionados historicamente à representação feminina negra, sendo a mulher negra enaltecida e valorizada a partir de seus traços identitários e marcadores afrodescendentes. O ensino do gênero discursivo anúncio publicitário, considerando a relação entre novos letramentos e BNCC, descortina horizontes para a percepção de um novo ethos, mediante a desconstrução de estereótipos, o protagonismo de mulheres negras e o engajamento crítico em questões simbólicas e socioculturais.
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