Monotongação de ditongos orais no português brasileiro à luz da percepção de Nancy Mendes Torres Vieira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18104

Resumo

A obra “Monotongação de ditongos orais no Português Brasileiro: uma revisão sistemática da literatura”, de autoria de Nancy Mendes Torres Vieira, é organizada após a introdução em sete capítulos, sendo o último reservado às considerações finais. Neste trabalho, a autora realiza uma revisão sistemática de literatura por meio do método Cochrane em estudos relacionados a fonologia do Português Brasileiro, a saber dissertações de mestrado e teses de doutorados pautadas no estudo da monotongação dos ditongos orais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Any Cristina Felix, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestranda em Educação - PPGE/CEDU/UFAL, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gramática, Análise Linguística e Variação - Gegalv/UFAL. Graduada em Serviço Social pela Faculdade Integrada Tiradentes (FITs); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com especialização em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho (CEAD/UFPI). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid/UFAL, voluntária no Programa Residência Pedagógica/Ufal, integrante voluntária no projeto de contação de histórias Anjos do Hupaa/HU/UFAL, colaboradora voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Pibic/UFAL, monitora na disciplina de Alfabetização e Letramento e na disciplina Saberes e Metodologias da Língua Portuguesa 1, integrante do projeto de estimulação precoce na primeira infância Peppi/Esenfar/UFAL.

Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005), Especialização em Linguística e Ensino do Português pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2008) e Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2012). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) - PDJ/CNPq e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2014) - PNPD/Capes. É professora de Linguística da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Coordena o grupo de pesquisa Sociolinguística, variação, significados sociais e ensino e possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Variacionista.

Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1996), com doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT (2011). Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL desde setembro de 2002, no qual orientou 03 teses de doutorado, 20 dissertações de mestrado, 13 monografias de especialização, 53 trabalhos de conclusão de curso TCC (graduação), 16 orientações de Iniciação Científica, financiadas pelo CNPq/Capes/Fapeal e Ufal. Atualmente é docente dos Cursos de Graduação em Pedagogia presencial e à distância e do Curso de Letras, atuando nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Variação Linguística e Ensino; Gramática e Análise linguística, Alfabetização e Letramento; Saberes e Metodologias no Ensino da Língua Portuguesa; Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa. É líder do Grupo de Pesquisa: Investigação e Estudos em Gramática, Análise Linguística e Variação Linguística. No período de 2008 a 2013, coordenou o PROCAD Edital 168/2007 - Capes, em parceria com a PUC -São Paulo e a Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, no qual desenvolveu a pesquisa "Trabalho Docente e Subjetividade", com foco em questões relacionadas às atividades docentes. Foi também Coordenadora de Área do PIBID/Pedagogia/UAB/UFAL, no período de 2012 a 2020, no qual desenvolveu a pesquisa "Ampliando a formação inicial em leitura, escrita e oralidade com autonomia e criticidade? e da qual participam mais de 50 bolsistas de Iniciação à Docência e 06 Professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 05 escolas públicas. No período de 2006 a 2008, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da UFAL. Em 2018 atuou como Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da UFAL. Em 2007, coordenou o 18º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste-EPENN, que teve um público de 2350 participantes. Coordenou também o I, II, III e IV (2011, 2013, 2016 e 2019) Encontro Luso Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, eventos realizados em parceria a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e a RED ESTRADO, em parceria com as Universidades do Minho e de Lisboa, bem como com as universidades brasileiras PUC/SP, UFPI, UERN, UNESA/RJ, UNEAL, UFMG, UFPel e o IFAL. Publicou: 08 artigos em periódicos científicos 30 capítulos de livros 07 livros (organização) 46 trabalhos completos em ANAIS de eventos científicos 64 trabalhos apresentados em eventos científicos (mesas redondas e comunicações orais) 09 entrevistas para televisão.

Referências

VIEIRA, Nancy Mendes Torres. Monotongação de ditongos orais no português brasileiro: uma revisão sistemática da literatura: Campinas, SP: editora da Abralin, 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

FELIX, A. C.; VITÓRIO, E. G. de S. L. A.; CAVALCANTE, M. A. da S. Monotongação de ditongos orais no português brasileiro à luz da percepção de Nancy Mendes Torres Vieira. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 337–340, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.18104. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18104. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

RESENHAS