Pressupostos Semióticos na Análise do Discurso para o Estudo da Publicidade Contemporânea: As Contribuições e as Perspectivas para Pesquisas Futuras

Autores

  • Fernanda Carrera Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v9i2.1712

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Semiótica, Publicidade

Resumo

O diálogo entre Análise do Discurso e Semiótica para o estudo da publicidade alcançou importantes resultados para o campo da pesquisa em comunicação. De forma complementar, estas duas disciplinas buscaram compreender o funcionamento discursivo e os possíveis efeitos de sentido que se materializavam em seus enunciados, na tentativa de desvelar motivações, intenções enunciativas e traços de influência contextual. Enquanto muitos recaem sobre perspectivas maniqueístas a respeito do discurso publicitário, outros entendem suas enunciações a partir de sua complexidade simbólica e situacional. Este trabalho, portanto, intenta percorrer os estudos prévios que adotaram esse diálogo como referencial metodológico, buscando propor novos olhares para a compreensão do discurso publicitário contemporâneo.

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Biografia do Autor

Fernanda Carrera, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador. Especializada em Gramática e Texto pela Universidade Salvador.

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Publicado

2016-03-01

Como Citar

CARRERA, F. Pressupostos Semióticos na Análise do Discurso para o Estudo da Publicidade Contemporânea: As Contribuições e as Perspectivas para Pesquisas Futuras. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 68–82, 2016. DOI: 10.35499/tl.v9i2.1712. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1712. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

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