Pressupostos Semióticos na Análise do Discurso para o Estudo da Publicidade Contemporânea: As Contribuições e as Perspectivas para Pesquisas Futuras
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v9i2.1712Palavras-chave:
Análise do Discurso, Semiótica, PublicidadeResumo
O diálogo entre Análise do Discurso e Semiótica para o estudo da publicidade alcançou importantes resultados para o campo da pesquisa em comunicação. De forma complementar, estas duas disciplinas buscaram compreender o funcionamento discursivo e os possíveis efeitos de sentido que se materializavam em seus enunciados, na tentativa de desvelar motivações, intenções enunciativas e traços de influência contextual. Enquanto muitos recaem sobre perspectivas maniqueístas a respeito do discurso publicitário, outros entendem suas enunciações a partir de sua complexidade simbólica e situacional. Este trabalho, portanto, intenta percorrer os estudos prévios que adotaram esse diálogo como referencial metodológico, buscando propor novos olhares para a compreensão do discurso publicitário contemporâneo.
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