Pressupostos Semióticos na Análise do Discurso para o Estudo da Publicidade Contemporânea: As Contribuições e as Perspectivas para Pesquisas Futuras

  • Fernanda Carrera Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: Análise do Discurso, Semiótica, Publicidade

Resumo

O diálogo entre Análise do Discurso e Semiótica para o estudo da publicidade alcançou importantes resultados para o campo da pesquisa em comunicação. De forma complementar, estas duas disciplinas buscaram compreender o funcionamento discursivo e os possíveis efeitos de sentido que se materializavam em seus enunciados, na tentativa de desvelar motivações, intenções enunciativas e traços de influência contextual. Enquanto muitos recaem sobre perspectivas maniqueístas a respeito do discurso publicitário, outros entendem suas enunciações a partir de sua complexidade simbólica e situacional. Este trabalho, portanto, intenta percorrer os estudos prévios que adotaram esse diálogo como referencial metodológico, buscando propor novos olhares para a compreensão do discurso publicitário contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Carrera, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador. Especializada em Gramática e Texto pela Universidade Salvador.
Publicado
2016-03-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 183
  • PDF downloads: 290
Seção
EXPEDIENTE