Procedimentos éticos e metodológicos para a Análise de Discursos nos estudos de João Bôsco Cabral dos Santos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.17111

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Metodologia, Ferramenta de análise, Discurso

Resumo

De modo a estabelecer um retorno a questionamentos tomados como elementares no âmbito da Análise do Discurso (AD) no Brasil, por exemplo, acerca de procedimentos de identificação, organização e análise do corpus, bem como de aspectos de uma conduta ética por parte do analista do discurso, propomos um diálogo com Santos (2004), em especial a partir de seu texto Uma reflexão metodológica sobre análise de discursos, por entendermos que o autor empreende um importante escrutínio do funcionamento discursivo e de caminhos metodológicos funcionais, a partir da proposição que podem auxiliar pesquisadores no desenvolvimento de análises discursivas. O retorno ao debate sobre procedimentos metodológicos se dá por acreditamos que os estudos em AD carecem de discussões didáticas que reforcem a necessidade de análises que se afastem do impressionismo e sejam consubstanciadas pela materialidade e pelos indícios do/no corpus, bem como que sejam atravessadas por uma conduta ética frente aos processos de enunciação e seus atravessamentos ideológicos. Para pôr em funcionamento esse olhar metodológico, recorremos aos estudos desenvolvidos em França (2017; 2009), nos quais instauramos uma relação teórico-metodológica com os procedimentos e ferramentas propostos por Santos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thyago Madeira França, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

É Doutor em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia. Atua como professor no curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG) nas áreas de Literatura, Linguística e Análise do Discurso. É co-líder e pesquisador do grupo de pesquisa CNPQ "Laboratório de Estudos Polifônicos" (UFU).

Referências

CARRASCOZA, João Anzanello Carrascoza. Espinhos e alfinetes. Rio de Janeiro: Record, 2010.

FIGUEIRA, Luís Fernando Bulhões. A teoria da análise do discurso é uma língua de madeira? In: SANTOS, João Bôsco Cabral dos (Org.). Sujeito e subjetividade: discursividades contemporâneas. Uberlândia: EDUFU, 2009. p. 59-72.

FRANÇA, Thyago Madeira. A discursividade literária em João Anzanello Carrascoza - por uma episteme do ensino de literatura. 2017. 228f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FRANÇA, Thyago. Madeira. Sentidos do signo dízimo no jornal Folha Universal. 2009. 127f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.

ORLANDI, Eni Pulcineli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes 2013.

PÊCHEUX, Michel. Sobre os Contextos Epistemológicos da Análise de Discurso. In: PÊCHEUX, Michel. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Campinas: Pontes Editores, 2011.

PÊCHEUX, Michel. O papel da memória. In: ACHARD, Pierre et al. O papel da memória. Campinas: Pontes, 2010. p.49-57.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2006.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso – Uma Crítica à Afirmação do Obvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

SANTOS, João Bôsco Cabral dos. Entremeios da Análise do Discurso com a Linguística Aplicada. In: FERNANDES, Cleudemar Alves; SANTOS, João Bôsco Cabral (Orgs). Percursos de Análise do Discurso no Brasil. São Carlos: Claraluz, 2007. p.187-206.

SANTOS, João Bôsco Cabral dos. Uma reflexão metodológica sobre análise de discursos. In: FERNANDES Cleudemar Alves; SANTOS, João Bôsco Cabral dos (Org.). Análise do discurso: unidade e dispersão. Uberlândia: Entremeios, 2004. p. 109- 118.

SANTOS, João Bôsco Cabral dos. Vozes e sentidos no gênero. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida Lúcia; MELLO, Renato de (orgs.), Análise do Discurso em Perspectivas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-Gradução em Estudos Linguísticos, FALE/UFMG, 2003, p. 73-81.

SANTOS, João Bôsco Cabral dos. Por uma teoria do Discurso Universitário Institucional. 236f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - FALE, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

VILLARTA-NEDER, Marco Antonio. Atos responsáveis e intersubjetividade: uma trajetória acadêmica de fazer junto. Dossiê em homenagem ao Professor Dr. João Bôsco Cabral dos Santos. Cadernos Discursivos, Catalão-GO, Edição Especial, v. 2 n 1, p. 27-40, 2019.

ZOPPI-FONTANA, Monica Graciela. O outro da personagem: enunciação, exterioridade e discurso. In: BRAIT, Beth. (org.) Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas. Editora da Unicamp, 1997. p. 115-127.

Downloads

Publicado

2023-06-18

Como Citar

FRANÇA, T. M. Procedimentos éticos e metodológicos para a Análise de Discursos nos estudos de João Bôsco Cabral dos Santos. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 231–241, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i1.17111. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17111. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS